Autor Adriano Queiroz
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), vinculado ao Ministério Público do Ceará (MPCE), instaurou nesta quinta-feira, 19, procedimento administrativo contra a Tim para apurar denúncias de práticas e cobranças abusivas a clientes do plano pós-pago da operadora.
Segundo o MPCE, o procedimento tem como objetivo verificar eventual lesão aos consumidores e adotar medidas cabíveis, caso sejam confirmadas irregularidades. De acordo com denúncias recebidas pelo Decon, os planos contratados seriam, inicialmente ofertados por determinado valor, mas passariam a apresentar aumento significativo nas faturas, sem aviso prévio ou autorização.
Além disso, haveria a inclusão de serviços não solicitados pelos usuários, o que poderia caracterizar a prática de venda “casada”. O procedimento considera que as práticas, se confirmadas, caracterizariam violação do Código de Defesa do Consumidor. A empresa foi notificada para apresentar resposta em até 20 dias.
O Decon orienta que consumidores que identificarem cobranças indevidas ou serviços não contratados em suas faturas, formalizem a reclamação junto ao órgão. As reclamações ou denúncias podem ser feitas por meio do e-mail deconce@mpce.mp.br ou do WhatsApp (85) 98685-6748.
Em nota, a Tim disse respeitar "as normas regulatórias e o Código de Defesa do Consumidor em suas práticas comerciais, prezando sempre pela transparência e com foco na melhor experiência do cliente. A companhia acompanha atentamente as demandas de seus usuários e reforça que mantém seus canais oficiais de atendimento à disposição para tratar casos específicos.”
opovo.com.br
caririativo.blogspot.com
20.02.2026


