Governo estuda incluir versão nonavalente da vacina contra HPV no SUS, diz ministro - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Governo estuda incluir versão nonavalente da vacina contra HPV no SUS, diz ministro

Governo estuda incluir versão nonavalente da vacina contra HPV no SUS, diz ministro

Compartilhar isso

 

Legenda: Existem mais de 200 tipos de HPV.
Foto: Kid Jr / SVM.

Atualmente o SUS oferece vacinação para quatro tipos de HPV.


Escrito por
Redaçãoproducaodiario@svm.com.br


O ministro Alexandre Padilha, do Ministério da Saúde, falou que o governo federal quer oferecer vacina nonavalente contra o HPV no SUS. A informação foi compartilhada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O anúncio foi feito durante evento de investimento de R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan para construção de fábricas de tecnologia de ponta, em São Paulo.

Com a reforma e construção das novas plantas do Instituto Butantan, segundo a pasta, o Brasil passará a fabricar o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina DTPa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche; e da vacina contra o vírus HPV.

Com investimentos de mais de R$ 495,9 milhões, a fábrica de vacina contra HPV também reduzirá a dependência de imunobiológicos importados, garantindo a disponibilidade em larga escala com produção nacional, tendo uma estimativa de produção de 20 milhões de doses por ano.

VACINA CONTRA HPV NO SUS

Atualmente, o SUS disponibiliza a vacina quadrivalente, que oferece proteção contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Existem mais de 200 tipos de HPV.

A rede pública oferece vacina contra o HPV gratuita para quem tem de 9 a 14 anos. Até dezembro de 2025, quem tem de 15 a 19 anos também pode se vacinar.

A vacina HPV está disponível, também, para pessoas com HIV, pessoas transplantadas e com câncer, usuários de PrEP e pessoas com papilomatose respiratória recorrente.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

caririativo.blogspot.com

10.02.2026