Grupo de trabalho inicia atividades do Observatório da Agropecuária - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Grupo de trabalho inicia atividades do Observatório da Agropecuária

Grupo de trabalho inicia atividades do Observatório da Agropecuária

Compartilhar isso
O grupo de trabalho criado para identificar os sistemas e bases de informações que vão fazer parte do Observatório da Agropecuária Brasileira iniciou as atividades nesta quarta-feira (18). No primeiro encontro, representantes do ministério e de parceiros como a Embrapa, Conab, Inmet e CNA definiram o cronograma de trabalho com o que será entregue nos próximos meses.

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo explicou que em outubro, os inventários das bases das entidades vinculadas ao projeto serão mapeados e as prioridades definidas. Segundo ele, é o primeiro passo para a concretização do Observatório.

O Observatório foi lançado no início do mês pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A ferramenta dará a gestores amplo acesso a informações estratégicas para a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas para o setor agropecuário.

Todo o projeto foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ainda de acordo com o secretário, a intenção é que a ferramenta possa reunir, no futuro, dados produzidos por outras áreas, mas tenham relação com a agropecuária.

Quando reunidas, as bases de dados poderão ser acompanhadas em uma sala de situação interativa instalada na Secretaria de Inovação, no edifício-sede do Mapa. Nesse local, será possível fazer o cruzamento de diferentes bases de dados sobre agropecuária e que poderão ser visualizados em um painel avançado de inteligência (Business Intelligence).


Sérgio Pastor
Radialista
19.09.2019