Precisamos voltar a pautar novos caminhos contra a desigualdade social no Brasil! No plenário hoje, usei meu tempo de fala para fazer uma análise do atual cenário brasileiro e mundial no tema desigualdade social. Precisamos urgentemente construir novas rotas econômicas para o Brasil e para o planeta, por isso destaquei a louvável convocação do Papa Francisco aos economistas do mundo para discutir esse assunto.
Outro ponto foi a fome. É inaceitável a quantidade de pessoas no mundo que passam por esse problema, já que a produção mundial é suficiente para o abastecimento de todos. Como destaquei: não é falta de comida, é falta de justiça, é falta de partilha. Outro ponto de indignação: 1% da população deter a mesma riqueza dos 99% restantes juntos.
Pessoal, isso tudo deve ser revisto! A distribuição de renda vem apenas piorando nos últimos indicadores. No vídeo também pontuamos outras críticas à alta lucratividade dos bancos, os juros abusivos e a falta de recursos para a economia produtiva de nosso Brasil. O que o atual governo federal vem fazendo no Brasil para sanar ou diminuir esses problemas? Veja mais em nosso pronunciamento:
23 anos sem Darcy Ribeiro. Quanta falta faz esse grande educador, Darcy Ribeiro. Ícone do nosso partido, o PDT, Darcy fez história com uma trajetória de luta por um Brasil mais justo, mais plural, mais democrático. Questionou o modelo político e propôs um novo modelo de educação, que se tornou referência em política pública. Os CIEPs, com educação integral, e a própria criação do projeto da Universidade de Brasília (UnB) fazem parte desse grande legado.
Não temia grandes embates e ousou romper com velhas estruturas para construir uma nova proposta de sociedade, crítica, solidária e de oportunidades para todos! Viva Darcy Ribeiro!
Assessoria de Imprensa
19.02.2020