CBF prepara protocolo para retomada do futebol brasileiro, diz diretor de Federação do Nordeste - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

CBF prepara protocolo para retomada do futebol brasileiro, diz diretor de Federação do Nordeste

CBF prepara protocolo para retomada do futebol brasileiro, diz diretor de Federação do Nordeste

Compartilhar isso
Futebol brasileiro está paralisado desde a metade do mês de março e segue sem previsão de retorno (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Mentora do futebol já teria concluído o documento e deve apresentar aos clubes ainda nesta semana, segundo o diretor.

A CBF estaria preparando um protocolo para a retomada do futebol brasileiro. A revelação foi feita pelo diretor de competições da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Murilo Falcão, em entrevista à rádio Jornal. Segundo o dirigente, os estaduais seriam as primeiras competições.
"Tenho acompanhado constantemente, falando com Fernando Soléra, que faz parte do clube de médicos da CBF. A entidade está fazendo um protocolo para a retomada dos campeonatos, começando pelos Estaduais. E aí devemos seguir o protocolo da CBF", disse Murilo.
Em conversa com o Esportes O POVO, no entanto, o diretor de competições da FPF foi mais comedido e disse que o protocolo se refere à rotina de trabalho dos clubes. “Esse primeiro passo deve restringir apenas a volta dos treinamentos. Partidas somente com total segurança. A vida em primeiro lugar”, disse o dirigente.
Murilo Falcão também confirmou ao Esportes O POVO que o protocolo foi concluído pela CBF nesta segunda-feira, 13, e deve ser disponibilizado pela entidade provavelmente ainda nesta semana.
O secretário geral da CBF, Walter Feldman, comentou sobre o assunto em um programa do Fox Sports, neste domingo, 12. Ele admitiu que existe um protocolo, mas condicionou o retorno das partidas à recomendação dos órgãos competentes.
“Nós temos já uma franca elaboração de um protocolo que permita que, quando a autoridade pública de saúde diga que pode ter a chamada mini aglomeração, é possível nós retomarmos progressivamente, mas claro que de maneira parcial", disse Feldman. O termo “mini aglomeração” foi interpretado por alguns torcedores como jogos de portões fechados.
O secretário geral da CBF voltou a afirmar, entretanto, que é precoce falar em retomada integral, que ele definiu como treinos e jogos com portões abertos. “Eu acredito na retomada progressiva, e o presidente (da CBF) Rogério Caboclo tem insistido no seguinte: responsabilidade e segurança. Nós não vamos, em hipótese alguma, comprometer a saúde de nenhum elemento que faz parte do protagonismo do futebol", explicou.
Esportes O POVO procurou o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, para comentar sobre o assunto. O dirigente sustentou o discurso de que não há nada concreto para o retorno dos jogos de futebol e garantiu que seguirá a linha de esperar a pandemia passar.
opovo.com.br
14.04.2020