Fiec pede que Enel não corte a energia de indústrias por falta de pagamento - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Fiec pede que Enel não corte a energia de indústrias por falta de pagamento

Fiec pede que Enel não corte a energia de indústrias por falta de pagamento

Compartilhar isso
Ricardo Cavalcante preside a Fiec
A solicitação foi feita por meio de carta endereçada ao presidente da Companhia, Charles Capdeville.

Por 

Para reduzir os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus nos setores industriais, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) pediu à distribuidora de energia Enel a revisão de alguns pontos dos contratos e a flexibilização das contas pelos próximos 120 dias. Dentre os pedidos, estão o não desligamento da luz por falta de pagamento e a suspensão de multas e atualizações monetárias em caso de atrasos.

A solicitação foi feita por meio de carta, assinada pelo presidente da entidade Ricardo Cavalcante, endereçada ao da Companhia, Charles Capdeville. No documento, a Federação pondera que as medidas de enfrentamento e combate a disseminação da Covid- 19 impactam diretamente na atividade industrial, com o fechamento temporário de fábricas e a redução considerável das atividades.

A Fiec também pede que a demanda a ser apontada no faturamento deve levar em consideração os dias de operação normal e os dias paralisados. Outro ponto é que os negócios considerados essenciais poderão operar acima da capacidade sem que seja cobrado o valor da tarifa de ponta (quando o consumo mais caro por ser horário de pico) e seja aplicada a cobrança normal neste período.
Questionada se houve alguma reunião com o setor industrial e se há sinalização de atendimento da solicitação enviada pela Fiec, a Enel Distribuição Ceará afirma, em nota ao O POVO, que entende o momento de dificuldade que todos os setores da sociedade brasileira estão enfrentando e vem mantendo diálogo constante, em conjunto com a Associação das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com os órgãos governamentais para adoção de medidas de enfrentamento à crise sem precedentes em que o País se encontra.
“A companhia esclarece ainda que a distribuição de energia no País é um serviço regulado e segue as normas da Aneel. A suspensão de corte de energia por 90 dias, uma das medidas extraordinárias anunciadas pelo órgão regulador diante do cenário de avanço da Covid-19 no País, contempla apenas clientes residenciais e serviços considerados essenciais”, informa a empresa, por meio de nota. O pleito das indústrias já chegou à Aneel por meio de associações industriais de todo o País. A reguladora afirma ainda estar em análise das solicitações.

Veja a nota completa

A Enel Distribuição Ceará entende o momento de dificuldade que todos os setores da sociedade brasileira estão enfrentando e vem mantendo diálogo constante, em conjunto com a Associação das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com os órgãos governamentais para adoção de medidas de enfrentamento à crise sem precedentes em que o país se encontra
A companhia esclarece ainda que a distribuição de energia no País é um serviço regulado e segue as normas da Aneel. A suspensão de corte de energia por 90 dias, uma das medidas extraordinárias anunciadas pelo órgão regulador diante do cenário de avanço Covid-19 no país, contempla apenas clientes residenciais e serviços considerados essenciais.
opovo.com.br
07.04.2020