Conheça a história de São Pedro, santo celebrado em 29 de junho - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Conheça a história de São Pedro, santo celebrado em 29 de junho

Conheça a história de São Pedro, santo celebrado em 29 de junho

Compartilhar isso
A festa de São Pedro dos Pescadores foi adaptada para o meio virtual (Foto: Edimar Soares/O Povo)

O POVO conversou com o padre Rafhael Marciel, da Arquidicose de Fortaleza, que hoje mora em Roma e também contou como é comemorado o dia na Cidade.

É também a São Pedro que fiéis pedem por chuva e pescadores por proteção. O primeiro dos doze apóstolos, a quem Jesus confiou o que chama-se de chave da Igreja. Pedro é considerado o primeiro Papa e todo os dias 29 de junho fiéis por todo o mundo celebram o santo. Aqui no Brasil a devoção ganha outras características, segundo padre Rafhael Maciel, da Arquidiocese de Fortaleza, Mestre em Sagrada Liturgia.
Ele, que hoje mora em Roma, percebe como brasileiros, em especial cearenses, concentram a fé em São Pedro visando a transformação que o santo pode fazer diante das necessidades. Há uma ligação histórica e cultural, como aponta o padre: "A gente costuma ter devoção ao santo que diz muito sobre o que a gente vive, sobre o que a gente faz. Pedro fala muito sobre alguém que soube enfrentar os perigos da vida de pescador. É também o santo que comemoramos no mesmo período que precisamos de chuva".
São Pedro tem um papel de liderança junto aos outros apóstolos, segundo Rafhael. Junto a Jesus, eles formaram a primeira comunidade e, como Pedro nasceu em uma região de águas, o ofício de pescador não escapara. Até que, um dia, Jesus lhe disse: "Tu não serás mais pescador de peixes, mas sim de pessoas". Desde então, mesmo após sua crucificação em Roma, São Pedro é cultuado e celebrado por fiéis da religião católica.
Segundo o padre da Arquidiocese de Fortaleza, Pedro era uma figura proeminente entre os apóstolos e discípulos de Jesus. Mesmo que outros seguidores de Cristo também fossem pescadores como Pedro, a posição de liderança do apóstolo fez com que fosse conhecido como protetores dos pescadores. Após crucificação, seu túmulo passou a ser visitado - tradição que se mantém. "O povo reconheceu em Pedro aquela figura "primeira" (por isso o primeiro Papa). Hoje, todos aqueles que são Bispos de Roma são sucessores de São Pedro. Aqui em Roma, hoje também é considerado o Dia do Papa", relata Rafhael.
Com as comemorações simplificadas devido pandemia do novo coronavírus, somente alguns fiéis puderam assistir a missa de São Pedro na basílica. Mas o momento foi transmitido e pode ser assistido no YouTube.
De acordo com o padre Rafhael, as comemorações em Roma envolvem mais a figura do Papa e a unidade da igreja do que no Brasil, que se mistura à tradição dos pescadores e da chuva. Na cidade, a data é feriado e além de Pedro, também é dia de outro apóstolo, Paulo. A missa de São Pedro em Roma envolve ainda outro ritual interessante: todos os anos são confeccionados diversos pálios (espécie de mantos de lã), abençoados pelo papa, que são entregues aos arcebispos das diversas igrejas espalhadas pelo mundo. Além de um sinal da comunhão da igreja, os pálios, antes de serem entregues, ficam guardados no túmulo de São Pedro, e marcam o dia de fé e tradição católica.
29.06.2020