Organizações lançam campanha em defesa da democracia com críticas ao governo Bolsonaro - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Organizações lançam campanha em defesa da democracia com críticas ao governo Bolsonaro

Organizações lançam campanha em defesa da democracia com críticas ao governo Bolsonaro

Compartilhar isso
Campanha Brasil pela Democracia foi lançada nesta segunda-feira, 29 (Foto: REPRODUÇÃO)

Entidades se unem contra inépcia do presidente na condução da crise do coronavírus e ataques ao Estado de Direito.

Entidades de categoria lançaram nesta segunda-feira, 29, a campanha Brasil pelaDemocracia. Integram a iniciativa 70 movimentos e organizações como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), além da Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Confira aqui o site do movimento
Embora não cite textualmente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a campanha faz menção direta ao que considera ameaça do Governo Federal à vida. A condução da crise do novo coronavírus, dizem as entidades, é agravada pela inépcia da atual gestão.
"Pela incapacidade de respostas consistentes e urgentes diante da insustentável realidade de pobreza, desigualdades e iniquidades, assim como pela recusa frequente de levar em consideração as orientações científicas, médicas e de profissionais e organizações de saúde."
Se soma a isso os ataques à democracia, prosseguem as entidades, "materializados nos permanentes movimentos presidenciais contra a imprensa, a cidadania e o Estado de Direito". "O momento histórico exige que a sociedade civil brasileira se coloque em movimento, em articulação e mobilização", convoca o movimento recém-criado.
Confira o vídeo aqui:
Um vídeo de divulgação do movimento foi divulgado nas redes. Nele, a atriz Patrícia Pillar remonta os anos da Ditadura Militar (1964-1985) para dizer que "não foi fácil chegar até aqui."
Pillar também cita o movimento pelo direito do voto direto, o Diretas Já (1983-1984), quando se precisou "deixar as divergências de lado e se unir para construir uma democracia forte."
Um ato online intitulado Virada pela Democracia está datado para os próximos dias 4 e 5. A programação ainda não especificada, mas os organizadores adiantam que "diversas atividades" culturais, palestras e manifestações online ocorrerão na internet.
opovo.com.br
29.06.2020