Complementando o trabalho das instituições de ensino brasileiras e pensando nas famílias que não tem fácil acesso à internet, o UNICEF Brasil lançou o Deixa que eu conto, um podcast diário que pode ser transmitido via rádio e que está disponível gratuitamente para uso das emissoras de todo o país.
Os episódios do Deixa que eu conto convocam as crianças à co-criação e à imaginação, trazendo-as para serem protagonistas do seu desenvolvimento e aprendizagens. Os episódios têm entre 20 a 30 minutos e seu uso é totalmente livre. As emissoras de rádios podem fazer o download dos programas no site do UNICEF em unicef.org/brazil/deixa-que-eu-conto ou pelo link bit.ly/3hLKRzn e inserí-los na programação da forma que desejarem.
Os programas são apresentados pelos contadores de história Carol Levy, Kiara Terra, Leandro Medina e Andrea Soares. Cada podcast está dividido em quadros que incluem contação de histórias, músicas, brincadeiras jogos e curiosidades. Eles podem ser editados pela emissora de acordo com o que melhor se encaixar no tempo disponível. O UNICEF também pode fornecer versões já editadas com 5 a 15 minutos, prontas para veiculação.
Os programas trazem, em especial, a cultura do Semiárido e do Nordeste brasileiros e também da Amazônia. O Deixa que eu conto Amazônia é uma série especial com os saberes dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos e todo o universo folclórico amazônico em forma de histórias, lendas, brincadeiras, músicas, línguas e linguagens. Eles podem ser acessados em unicef.org/ brazil / deixa-que-eu-conto#amazonia .
Todos os programas do Deixa que eu conto estão alinhados com os direitos e campos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil, são de uso livre e podem ser reproduzidos sem restrição em diferentes veículos e plataformas. Os podcasts gratuitos também estão disponíveis nas seguintes plataformas digitais: Spotify e YouTube.
Contatos para a imprensa
Ana Augusto - Loures Assessoria de Comunicação
Telefone: (11) 97113-5097
E-mail: imprensaunicef@loures.com.br
26.06.2020