PDT e PSB lideram lista de novos prefeitos das capitais do Nordeste - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

PDT e PSB lideram lista de novos prefeitos das capitais do Nordeste

PDT e PSB lideram lista de novos prefeitos das capitais do Nordeste

Compartilhar isso

Sarto Nogueira (PDT) foi eleito prefeito de Fortaleza (SVM)
 Os dois partidos conseguiram, cada um, eleger dois gestores municipais nas sedes dos estados da região. Já a derrota do PT no Recife tirou a chance de o partido do ex-presidente Lula comandar uma capital do Nordeste.

Os dois partidos conseguiram, cada um, eleger dois gestores municipais nas sedes dos estados da região. Já a derrota do PT no Recife tirou a chance de o partido do ex-presidente Lula comandar uma capital do Nordeste.

O PDT e o PSB conseguiram eleger, cada um, dois prefeitos de capitais nordestinas. O PSB venceu com João Campos no Recife (PE) e com JHC em Maceió (AL). Além de Fortaleza, com Sarto Nogueira, o PDT conseguiu a reeleição de Edvaldo Nogueira como prefeito de Aracaju (SE). Foram as duas legendas com o melhor desempenho nas disputas nas capitais da região.

Já o DEM, MDB, PSDB, Podemos e PP conquistaram, cada um, o comando da sede de um estado do Nordeste.

O PT foi uma das legendas derrotadas na região, que era um dos principais redutos eleitorais do ex-presidente Lula. Com a derrota de Marília Arraes no Recife e João Coser em Vitória (ES) no Sudeste, o PT termina as eleições sem comandar, pela primeira vez na história, uma capital do País. A primeira vitória, em Fortaleza (CE), com Maria Luiza Fontenele, foi em 1985.

A notícia aprofunda a perda de relevância do partido nas eleições municipais. Até hoje, 2016 havia sido o pior pleito do PT na conquista de prefeituras. A sigla do ex-presidente Lula passa por uma crise desde a Operação Lava Jato e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Recife

Em seu primeiro pronunciamento em público após ser eleito prefeito do Recife, João Campos (PSB) fez uma rodada de agradecimentos a aliados que culminou com uma homenagem ao seu pai, Eduardo Campos, morto em um acidente de avião durante a campanha presidencial de 2014.

“Não poderia celebrar esta vitória sem lembrar da minha referência na vida e na política, o meu pai, Eduardo Campos”, disse. A capital pernambucana teve um segundo turno acirrado, mas Marília Arraes (PT), prima e colega do novo prefeito na Câmara, terminou com 43,72%

Outros aliados saudados por Campos no discurso foram a vice-prefeita eleita, Isabella de Roldão (PDT), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) – de quem já foi chefe de gabinete -, e a sua companheira, a deputada federal Tabata Amaral (PDT).

Teresina

Na capital do Piauí, Dr. Pessoa (MDB), derrotou o candidato Kleber Montezuma, do PSDB. A vitória dele, que recebeu apoio do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), põe fim a quase 30 anos de gestão tucana em Teresina, interrompendo a sequência de sete vitórias consecutivas do PSDB na capital piauiense.

Em seu discurso, Dr. Pessoa destacou a vitória em cima do candidato do PSDB. Para o prefeito eleito, o resultado da eleição mostra que Teresina queria mudança de gestão. “É porque a minha alma se conectou com a alma dos teresinenses. Eles estavam administrando como se fosse as casas deles, agora o Dr. Pessoa vai administrar com o povo de Teresina”, comentou.

Maceió

A eleição de João Henrique Caldas, o JHC (PSB), à prefeitura de Maceió (AL) impõe uma derrota não só a seu adversário direto no pleito, mas também ao senador Renan Calheiros (MDB), ao governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e ao atual prefeito da cidade, Rui Pimenta.

Os Calheiros e Pimenta apoiaram a campanha emedebista de Alfredo Gaspar de Mendonça, que saiu com 41,36% dos votos válidos depositados nas urnas contra os 58,65% de votos recebidos por JHC.

“Maceió queria mudança e a mudança chegou. Nós estamos aqui também para parabenizar todo o povo da minha querida Maceió, que com muita coragem e independência escolheu o lado certo da história. É uma cidade muito carente, mas com muitas oportunidades”, disse o eleito.

São Luís

Após ser confirmado como vencedor em São Luís (MA), o candidato do Podemos, Eduardo Braide, comemorou o resultado. “Se alguém, por algum dia, ainda teve dúvida de que São Luís é a ilha rebelde ou que a força do povo é maior que a força do Palácio dos Leões, hoje teve a resposta. Essa eleição nunca foi sobre mim, sempre foi sobre o povo de São Luís. Eu sempre fiz questão de dizer, que se fosse da vontade de Deus, vocês poderiam bater no peito e dizer ‘eu elegi o prefeito de São Luís'”, discursou Braide.

Em seguida, lembrou do embate com Flávio Dino, governador do Maranhão, durante a campanha do primeiro e segundo turno, em que diz ter sido atacado. “Eu fui covardemente atacado pelo governador do Estado a campanha inteira. Mas não respondi a ele em nenhum momento, porque minha resposta vai ser com trabalho a partir de janeiro do ano que vem”, afirmou.

João Pessoa

Eleito prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena, do Progressistas, destacou, em entrevista coletiva após o resultado das eleições, que pretende fazer uma gestão com responsabilidade e iniciar a transição a partir de amanhã (1º).

“O eleitor de João Pessoa fez a opção pela segurança, pela experiência, pelo compromisso de cuidar dessa cidade nesse momento de crise. E mais do que da crise, também projetar essa cidade para um milhão de habitantes, com qualidade de vida, com justiça social e com compromisso da gestão ser responsável”.

Aracaju

Reeleito prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PDT) declarou, ontem, que a recuperação econômica é seu primeiro desafio.

“Foram quatro vezes mais votos que na última eleição, o que me dá mais responsabilidade. Foi uma votação extraordinária tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno. Eu já desci do palanque, e agora sou prefeito de todos aracajuanos. Estou concentrado nos desafios futuros. O primeiro desafio é recuperar a economia. Até hoje sou o único político a ser eleito três vezes prefeito de Aracaju e uma vez vice”, afirmou o prefeito, por uma rede social, após o resultado.

Primeiro turno

Quanto às outras capitais nordestinas, Salvador (BA) e Natal (RN) escolheram os novos prefeitos no primeiro turno: Bruno Reis (DEM) e Álvaro Dias (PSDB), respectivamente.

Fonte: Diário do Nordeste

miseria.com.br

30.11.2020