Conselheira tutelar que solicitou auxílio emergencial indevidamente perde função pública - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Conselheira tutelar que solicitou auxílio emergencial indevidamente perde função pública

Conselheira tutelar que solicitou auxílio emergencial indevidamente perde função pública

Compartilhar isso

Auxílio emergencial terá restrições (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
 A Justiça julgou como procedentes os pedidos formulados em Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa propostos pelo Ministério Público do Estado contra a conselheira tutelar do município de Graça, no interior do Ceará, que havia solicitado indevidamente o auxílio emergencial.

Na decisão, a Justiça determinou a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos dela por três anos, o pagamento de multa civil de até dez vezes o valor da remuneração, bem como a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

O Ministério Público informou que a conselheira tutelar já havia feito a restituição dos valores recebidos, ao tomar conhecimento da possibilidade de o órgão ajuizar ações contra servidores públicos que solicitaram ilegalmente o auxílio emergencial.

Entretanto, para o promotor Oigrésio Mores, a devolução dos valores não exonera a ré da responsabilidade do ato praticado, já que o pedido do benefício foi realizado em flagrante ofensa aos princípios da administração pública, o que motivou o ajuizamento da ação por atos de improbidade administrativa.

Quem pode solicitar o auxílio emergencial?

Na ACP, o promotor de Justiça disse que para solicitar o auxílio emergencial é necessário declarar, sob as penas da lei, não ter vínculo com a administração pública, seja ela municipal, estadual ou federal.

Assim, de acordo com ele, ao solicitar o benefício, a conselheira tutelar praticou crime ao inserir informações falsas das que deveriam constar, afirmando ser pessoa que se enquadrava no rol de requisitos estabelecidos para o recebimento dos valores.

Fonte: Diário do Nordeste

miseria.com.br

24.02.2021