Lives nas redes sociais são estratégia de sobrevivência para marcas e artistas do Cariri durante pandemia - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Lives nas redes sociais são estratégia de sobrevivência para marcas e artistas do Cariri durante pandemia

Lives nas redes sociais são estratégia de sobrevivência para marcas e artistas do Cariri durante pandemia

Compartilhar isso

 

Lançamento de aplicativo da Vinum com apresentação musical de Fábio Carneirinho em Juazeiro do Norte. (Foto: Guto Vital)
Produtores de audiovisual e artistas se unem a lojas para produzir eventos digitais.

Izabelly Macêdo

Com a redução no funcionamento, e até fechamento, de casas de shows, bares e equipamentos culturais durante a pandemia da Covid-19, profissionais da cultura caririense buscam alternativas ao utilizar as redes sociais para se adaptar aos novos hábitos e resistir economicamente. Produtores de audiovisual e artistas se unem a lojas para produzir eventos digitais. As lives movimentam uma cadeia produtiva e garantem alguma rentabilidade aos profissionais envolvidos.

Edney Ittalo é diretor da EDS Produções, estúdio que teve como marca de pioneirismo no interior do estado a produção de vinis e fitas k7 profissionais em 1996. Ao longo dos anos, com avanço das tecnologias digitais, a produtora migrou para os produtos em CDs e DVDs. Mas a pandemia trouxe a urgência de uma outra reformulação na oferta de serviços e Edney precisou apostar tudo nas lives. A equipe para gravar um dvd era composta por 15 pessoas entre cinegrafistas, auxiliares, técnicos de som, iluminadores e diretor de fotografia. Hoje, para uma transmissão ao vivo, é necessário apenas três profissionais. Assista

O cantor e compositor Fábio Carneirinho diz que bem antes da pandemia já estava fortalecendo presença nas redes sociais com oferta de cursos online e estreitando laços com outros artistas e com o público. Mesmo assim, foi grande o impacto de ficar completamente dependente do virtual para se manter trabalhando, sobretudo pela desvalorização e falta de assistência adequada à classe artística. “O show Business movimenta milhões de reais mas é concentrado na mão de meia dúzia de pessoas. Então é necessário agora, nesse pós pandemia, a gente se atentar a isso e procurar se valorizar mais.”, reforça Fábio.

Por outro lado, os eventos online já demonstram um novo rumo nos hábitos de consumo de parte da sociedade. Apesar do palco, com o público presente, ser insubstituível para Fábio Carneirinho, neste momento as lives se mostram oportunas tanto para entretenimento, quanto para gerar rentabilidade ao caixa do artista. “É possível a gente se sair melhor nesse momento da segunda onda da pandemia, porque já temos uma experiência de como funcionam as lives e tentar melhorar, prestar um serviço melhor e conseguir vender mais esse serviço para empresas e público em geral.”, diz. Assista:

A Vinum é uma dessas empresas que enxerga na produção de eventos virtuais um caminho para fortalecer a marca e prospectar clientes. No mercado há dois anos, a loja de vinhos funciona exclusivamente por aplicativo em outras cidades do Nordeste. Já em Juazeiro do Norte, a casa foi inaugurada com espaço físico em novembro de 2020. Mesmo com os riscos de abrir uma empresa no meio de uma pandemia, Eduardo Ribeiro, proprietário da loja, acredita no potencial da cidade e nas possibilidades de estabelecer o empreendimento com estratégias digitais.

Neste sábado (27), o novo aplicativo da Vinum foi lançado com apresentação especial de Fábio Carneirinho ao piano. O show foi produzido pela EDS Produções e transmitido ao vivo pelo Youtube. Eduardo Ribeiro comenta como surgiu a ideia:

miseria.com.br

01.03.2021