Avião da FAB faz ‘calibração’ de instrumentos de navegação no Aeroporto de Juazeiro - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Avião da FAB faz ‘calibração’ de instrumentos de navegação no Aeroporto de Juazeiro

Avião da FAB faz ‘calibração’ de instrumentos de navegação no Aeroporto de Juazeiro

Compartilhar isso

 

Foto: Diogo Alencar
Por George Wilson

Esteve percorrendo o espaço aéreo de Juazeiro do Norte na manhã desta quarta-feira (7), o avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB). Sobrevoando localidades da cidade por várias vezes, a aeronave é responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos auxiliares à navegação aérea instalados no Aeroporto de Juazeiro do Norte, feita sazonalmente sob demanda. O equipamento fez, inclusive, diversas aproximações na pista de pousos e decolagens do terminal juazeirense.

Tocador de vídeo
00:00
00:15

O equipamento utilizado é um modelo da fabricante brasileira Embraer, e possui equipamentos especiais operados pelo GEIV, uma unidade do Departamento de Controle do Espaço Aérea (DECEA). O IU-50 é um jato da família Legact 500, que a FAB chama de “aeronave laboratório”, e faz parte do projeto I-X, iniciado em 2015, para substituição dos veteranos IC-95, baseados no turbo-hélice Embraer Bandeirante. O GEIV possui ao todo cinco aeronaves do modelo, responsáveis por “calibrar” aeroportos por todo o Brasil. O avião alcança 800 km/h e tem autonomia de 5.600 km.

Aeronave GEIV sobrevoa os céus de Juazeiro do Norte. Foto: Reprodução/Google Maps

O Legacy convertido para inspeção aérea possui 14 antenas na parte externa, além das já existentes, e uma câmera de alta resolução. A aeronave pode analisar as capacidades e condições dos radares ou encontrar fontes de interferência nos serviços de comunicação e navegação, como rádios piratas.

Com explica o DECEA, o processo de reaparelhamento proporciona um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo, em virtude da implantação do “Programa Sirius” no espaço aéreo nacional. O projeto faz parte de uma série de soluções estratégicas para melhorar e gerenciar o espaço aéreo brasileiro, associado às necessidades do meio ambiente.

Com informações de Airway

badalo.com.br

08.04.2021