No Dia do Produtor Rural, Mapa celebra 161 anos com conquistas ao longo dos anos - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

No Dia do Produtor Rural, Mapa celebra 161 anos com conquistas ao longo dos anos

No Dia do Produtor Rural, Mapa celebra 161 anos com conquistas ao longo dos anos

Compartilhar isso

 

No dia do Produtor Rural, o Ministério da Agricultura celebra 161 anos comemorando as conquistas alcançadas ao longo desses anos.

O Brasil tem cerca de 5 milhões de produtores rurais, segundo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somos o terceiro maior exportador mundial de produtos agrícolas e o principal produtor e exportador de alimentos importantes como, açúcar, café, suco de laranja, soja em grãos e carnes.
A safra de grãos deverá atingir 262,13 milhões de toneladas no período 2020/2021, segundo projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A  estimativa do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2021 é de R$ 1,099 trilhão, 10,5% acima do valor de 2020. Tudo isso aliado a práticas de sustentabilidade e preservação ambiental, seguindo a exigência mundial para que a demanda por alimentos seja atendida com impacto ambiental mínimo e baixo custo. 
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina comemorou a data e agradeceu aos produtores pelas conquistas alcançadas pelo agro brasileiro.
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é responsável pela alimentação de pelo menos 1 bilhão de pessoas em diferentes partes do planeta e isso deve aumentar nos próximos anos devido às nossas condições de clima ameno e disponibilidade de terras, água e tecnologia própria.
O secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Bastos Filho, comemorou a data lembrando os bons números do setor.
Nos últimos 47 anos, a agropecuária cresceu em média 3,22% ao ano. Entre os censos de 2006 e 2017, a taxa de crescimento aproximou-se de 4,3%, superando países como Estados Unidos, China, Chile e Argentina.
Ouça a matéria na Rádio Mapa