A média móvel de mortes por covid-19 está em trajetória de alta em 11 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A curva subiu mais de 15% nesse domingo (26.set.2021) na comparação com o indicador de duas semanas atrás, em 12 de setembro. Variações superiores a 15% indicam que há de fato uma mudança no padrão observado há 14 dias, e não só uma oscilação pontual.
A média móvel é calculada do seguinte modo: soma-se as mortes notificadas pelas secretarias estaduais de saúde na última semana e o resultado é dividido por 7 (o número de dias na semana). Dessa maneira, eventuais variações abruptas são matizadas. Essas oscilações são comuns nos fins de semana, quando há menos funcionários públicos para reportar e compilar os dados.
No infográfico abaixo, essas unidades da Federação estão pintadas em vermelho.
O Acre é o Estado que teve a maior alta, embora o número absoluto de mortes em decorrência da infecção pelo coronavírus seja o menor do país (1.836). Esse aumento é resultado da atualização dos dados de 21 de setembro. Naquele dia, as autoridades de saúde do Estado informaram 18 mortes a mais que no dia anterior. Foi o maior número já reportado pelo Acre em 24 horas desde o início da pandemia.
Nos 8 Estados coloridos em amarelo na imagem acima, a média móvel de mortes variou menos de 15% para cima ou para baixo, o que indica estabilidade.
Leia nos infográficos abaixo a trajetória da média móvel de mortes em cada Estado de março de 2020 até esse domingo (26.set).
poder360.com.br
27.09.2021