Governadora Izolda Cela recebe investidores da primeira refinaria do Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Governadora Izolda Cela recebe investidores da primeira refinaria do Ceará

Governadora Izolda Cela recebe investidores da primeira refinaria do Ceará

Compartilhar isso

 

Depois de dois dias de intensos compromissos no Ceará, os investidores da primeira refinaria de petróleo, que deverá ser instalada no Complexo do Pecém, foram recebidos, na tarde desta quarta-feira (25), pela governadora Izolda Cela. Acompanhada do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, e da executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros, a governadora conversou com Gabriel Debellian, co-investidor e diretor da Refinaria de Petróleo do Pecém (RPP), Márcio Dutra, investidor principal e CEO da RPP, e com Richard Robert, advogado e co-investidor israelense.

A Refinaria de Petróleo do Pecém (RPP) está na fase de desenvolvimento de projeto e aguarda as licenças ambientais para iniciar a construção. “Estamos aqui à disposição para facilitar a instalação de indústrias e investimentos que gerem emprego e renda aos cearenses”, pontuou a governadora.

A RPP produzirá 100 mil barris/dia de combustíveis marítimos. Na fase de construção, deverá gerar 3 mil empregos. Em funcionamento, serão 150 empregos diretos altamente qualificados. A operação deve iniciar em 2027.

O secretário Maia Júnior lembrou que abrigar uma refinaria de petróleo é uma intenção antiga do Ceará. “Há décadas os governantes tentam atrair uma refinaria e desta vez acredito que o avanço no processo é a boa governança que o Estado vem demonstrando e a logística bem estruturada, tendo como exemplo o Complexo do Pecém”, ressaltou Maia.

“Estamos muito entusiasmados com tudo que encontramos no Ceará. Um Estado que oferece todas as condições necessárias para os negócios, desde o time de profissionais à infraestrutura adequada do Porto do Pecém e da Zona de Processamento de Exportação”, disse o CEO Márcio Dutra.

“Esperamos obter sucesso com esse primeiro projeto e já estamos avaliando novos investimentos no Estado”, declarou Richard Robert, co-investidor israelense da RPP. De acordo com os investidores, há possibilidades de instalar uma biorefinaria no Pecém e uma usina para converter hidrogênio em amônia.

“São inúmeras possibilidades de negócios já que podemos contar com uma excelente área para nossas instalações na ZPE”, disse Gabriel Debellian, diretor da RPP.

Joanna Cruz - Ascom Sedet Texto
Carlos Gibaja Fotos

27.05.2022