Autor Luciano Cesário
Subiu para onze o número de prefeitos cearenses filiados ao PDT que declararam apoio à pré-candidatura de Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Estado. Oito dos gestores dissidentes também anunciaram pedido de desfiliação da sigla. Os demais, embora contrários à pré-candidatura de Roberto Cláudio (PDT) ao Palácio da Abolição, não anunciaram intenção de deixar o partido. As três últimas baixas do bloco pedetista foram os prefeitos de Deputado Irapuan Pinheiro, Gildecarlos Pinheiro (PDT), de Aracoiaba, Thiago Campelo (PDT), e de Saboeiro, Marcondes Ferraz (PDT). Todos anunciaram a decisão na tarde desta sexta-feira, 29, por meio de notas divulgadas nas redes sociais.
Gildecarlos indicou que a relação de proximidade com o ex-governador Camilo Santana (PT) e a sua sucessora, Izolda Cela (sem partido), pesaram para a definição. "Sou muito grato ao ex-governador Camilo Santana por tudo que fez para o nosso município quando era governador! [...] Aí vem do lado dele a atual governadora Izolda Cela, mulher guerreira, que juntos alcançaram índices positivos para o nosso estado", escreveu o prefeito de Deputado Irapuan Pinheiro.
Além do apoio a Elmano, ele também anunciou voto no ex-presidente Lula, preterindo o pré-candidato de seu partido ao Planalto, Ciro Gomes (PDT). Na publicação, o prefeito não mencionou se pretende se desfiliar da sigla. O gestor de Saboeiro também não fez nenhuma citação ao assunto. Por meio de stories publicados no seu perfil do Instagram, Marcondes confirmou voto em Camilo para o Senado, Elmano para o Governo e Lula para a disputa presidencial.
"Estive reunido com o ex-governador Camilo Santana, onde reforçamos o nosso compromisso e apoio a esse grande homem que tanto nos ajudou a desenvolver nossa querida cidade de Saboeiro", diz trecho de texto publicado junto com uma fotografia em que o prefeito aparece ao lado de Camilo. O anúncio de apoio ocorre após o gestor ter participado da convenção do PDT que oficializou a candidatura de Roberto Cláudio ao Governo, no último dia 24. Na ocasião, ele teve o nome anunciado no sistema de som do evento como um dos prefeitos cearenses apoiadores de RC.
Diferente dos colegas de Saboeiro e de Deputado Irapuan Pinheiro, o prefeito de Aracoiaba confirmou a desfiliação do partido. Ele, no entanto, não fez menção direta de apoio a Elmano, somente a Camilo. O desligamento da sigla pedetista, disse o prefeito, é "por motivo de coerência política e das parcerias com o ex-governador Camilo Santana". Na nota, ele também atribui a decisão à relação política e de amizade que mantém com deputado estadual Zezinho Albuquerque (PP), aliado de Camilo.
Antes dos anúncios desta sexta-feira, outros oito chefes de executivo municipais haviam anunciado apoio à pré-candidatura de Elmano: Bismarck Barros (Piquet carneiro), Tertuliano Martins (Tarrafas), Carlos Áquila (Moraújo), Luan Dantas (Jaguaribana), Nezinho Farias (Horizonte), Francisco de Castro (Chorozinho), Saul Maciel (São Benedito) e Guilherme Saraiva (Barbalha). Os dois últimos, assim como o prefeito de Irapuan Pinheiro, continuam, por ora, filiados ao partidos.
O POVO tentou, sem sucesso, contato com o deputado federal André Figueiredo, presidente do diretório estadual do PDT no Ceará, para saber se o partido aplicará eventuais punições aos três prefeitos pedetistas que mesmo sem anunciarem desfiliação da sigla, manifestaram apoio à candidatura do PT ao Governo do Ceará. A assessoria de imprensa do parlamentar também foi procurada e prometeu responder ao questionamento ainda nesta sexta-feira, 29. A matéria será atualizada tão logo haja retorno.
Atualizada às 19h08min
opovo.com.br
30.07.2022