Autor Alexia Vieira
A frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Ceará deve receber a partir desta sexta-feira, 29, 60 novas ambulâncias. Nesta manhã, 50 dos veículos foram entregues e dez já estão sendo utilizados no serviço, de acordo com o Governo do Estado. Os carros foram alugados por seis meses por R$ 10.180.000.
A opção por alugar as ambulâncias, segundo a governadora Izolda Cela, foi tomada pela rapidez necessária. Um processo de aquisição de outras 40 ambulâncias está em fase licitatória. A governadora afirmou que 35 veículos atenderão a Região Metropolitana de Fortaleza, Sertão Central e Vale do Curu; 13 serão alocadas para o Cariri e 12 para a Região Norte.
“Quem contempla o Estado com ambulância é o Ministério da Saúde, não é o Governo do Estado. Mas em virtude de a gente já ter uma frota bem defasada, a gente resolveu renovar a frota”, disse Marcos Gadelha, secretário da Saúde. Cerca de 70 ambulâncias foram prometidas ao Ceará pelo Governo Federal, mas não há previsão de quando os veículos serão entregues.
O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro, afirmou que a decisão foi tomada após uma reunião entre a associação, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). “A gente tinha até hoje uma demanda reprimida de alguns municípios sem cobertura, principalmente pela falta de ambulâncias. Ficou decidido que seria buscada uma alternativa à espera do Governo Federal.”
Ao todo, cerca de 82 ambulâncias estão ativas para atender o Estado. Com a adição, 142 veículos estarão atuando nas ocorrências de urgência e emergência. O superintendente do Samu Ceará, Khalil Feitosa, explica que a meta é ter 75% da frota pronta para circular, o que será possível com os novos carros alugados.
Dentre eles há unidades de suporte avançado, também chamadas de UTI móvel, e unidades de suporte básico, que atendem pacientes de menor complexidade. As ambulâncias de suporte avançado transportam uma equipe composta por condutor socorrista, médico e enfermeiro. O veículo mais básico atende com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. Não houve novas contratações, segundo Khalil.
Conforme a Sesa, as ambulâncias servirão às bases do Samu em 54 municípios cearenses. O critério para a escolha das bases, de acordo com Marcos Gadelha, leva em conta o tamanho da população e a demanda de atendimento de cada município.
Confira a lista de municípios contemplados com ambulâncias:
opovo.com.br
30.07.2022