URCA concede Título de Doutor Honoris Causa em Educação a ex-governador do Estado do Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

URCA concede Título de Doutor Honoris Causa em Educação a ex-governador do Estado do Ceará

URCA concede Título de Doutor Honoris Causa em Educação a ex-governador do Estado do Ceará

Compartilhar isso

 

O reconhecimento da Universidade Regional do Cariri (URCA) a personalidades que contribuíram para o fortalecimento da instituição, da educação superior, e prestaram relevantes serviços prol do desenvolvimento da ciência e do Cariri. Com essa finalidade, foi realizada mais uma importante solenidade de entrega do Título de Doutor Honoris Causa em Educação ao ex-governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana, que aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 1º, no Ginásio Poliesportivo da instituição, em Crato.

A Solenidade contou com o cortejo inicial dos membros do Conselho Superior Universitário (Consuni), órgão presidido pelo Reitor da Instituição, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior. Em seguida, após a abertura pelo Presidente da Sessão, a Professora da URCA, Francisca Clara de Paulo, realizou a leitura da biografia do laureado, além da portaria de concessão do título.

A aprovação da titulação aconteceu durante o reitorado do Professor Doutor Patrício Melo, anterior ao atual, e dentro das considerações relacionadas, destacam as contribuições diretas enquanto governador, para o fortalecimento da URCA no cenário do Cariri e Centro-Sul do Estado, como maior instituição de conhecimento, que lidera o ensino superior e a pesquisa em relação à instituição superior nessa área de abrangência.

Destacam-se também o apoio importante em relação à realização de eventos como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências – SBPC, regional, com mais de 4 mil inscritos, a maior já realizada pela entidade; defesa do Geopark Araripe, atuação expressiva com investimentos destinados à pesquisa, além do apoio da Secitece e Funcap, maior aporte de bolsas de pesquisas para a realização de projetos, fortalecendo e ampliando a participação de pesquisadores na universidade.

Participaram da solenidade diversas autoridades do Estado e locais, como o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, além de prefeitos de diversas cidades da região, vereadores, o vice-Reitor da URCA, Carlos Kleber de Oliveira, servidores, professores, e os membros do Consuni e sociedade em geral.

O Professor Patrício Melo, propositor do Título de Doutor Honoris Causa ao ex-governador, quando reitor, proferiu a saudação ao agraciado. Na ocasião, ele destacou que esse reconhecimento da universidade está acima de qualidades políticas, com reconhecimento da atuação pela comunidade acadêmica, que se dá por causa da atuação como cidadão político e pela educação do Ceará. “Trata-se de um título concedido às pessoas que atingiram um alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos, segundo entendimento do corpo docente, discente e técnico-administrativo da universidade, além da contribuição para o progresso da Universidade Regional do Cariri”, afirma.

O Reitor da URCA destacou o reconhecimento dos méritos do homenageado, pela academia, com a concessão da maior honraria da universidade. Ele disse que o título honorífico deve ser dado à personalidade que tenha contribuído para o progresso da universidade, região e país. “No caso do agraciado, extrapola esses critérios, pela sua contribuição ampla sobre o ponto de vista territorial e pelos valores humanos mais dignos que um servidor e gestor público pode ter”, disse

flaviopintonews.com.br

04.07.2022