A governadora Izolda Cela visitou ainda a Associação Memorial de Mártir Benigna, que é um Ponto Cultural do Estado do Ceará. No local, é possível ter acesso ao acervo ligado à jovem Beningna Cardoso da Silva. Lá, é possível vivenciar parte da cultura religiosa da região e os costumes comportamentais da época em que ela viveu.
Atualmente, o local, que é uma instituição sem fins lucrativos, mantém viva a história de Benigna, e promove atividades culturais para as crianças da comunidade.
Heroína
Benigna Cardoso da Silva nasceu em Santana do Cariri, no dia 15 de outubro de 1928, vindo a falecer aos 13 anos de idade, em 24 de outubro de 1941, vítima de assassinato cometido por Raul Alves ao tentar violentá-la. A resistência da moça às agressões tornou-se símbolo da fé popular, e em 2011, a Diocese do Crato deu início ao seu processo de beatificação.
Em 2019, o martírio de Benigna, aclamada como Heroína da Castidade, foi reconhecido pelo Vaticano, etapa importante para beatificar a jovem. Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto Tiago Gaspar e Nívia Uchoa - Fotos 08.08.2022 |