Diocese de Crato lamenta morte de Monsenhor Mota, pároco de de Várzea Alegre - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Diocese de Crato lamenta morte de Monsenhor Mota, pároco de de Várzea Alegre

Diocese de Crato lamenta morte de Monsenhor Mota, pároco de de Várzea Alegre

Compartilhar isso

 

Reprodução
Faleceu na madrugada desta terça-feira, 4 de outubro, na festa de São Francisco de Assis, Monsenhor José Mota Mendes, um dos sacerdotais mais antigos da Diocese de Crato. Faria 82 anos no próximo dia 29 de outubro, dos quais 54 foram dedicados ao ministério presbiteral, especialmente na cidade de Várzea Alegre, onde atuava desde 1968. Estava internado na capital Fortaleza desde maio de 2022, tratando de um tumor no cérebro.

Natural de Assaré, Monsenhor José Mota Mendes chegou à Paróquia de Várzea Alegre há mais de 50 anos, nos idos de 1968. Sua vida e missão renderam-lhe o título honorífico de “monsenhor” solicitado à Santa Sé pelo então bispo Dom Gilberto Pastana, em 21 de abril de 2019. Em agradecimento, disse aos irmãos no presbitério, paroquianos e amigos presentes à cerimônia: “Ao olhar para trás, para os cinquenta anos aqui dedicados, eu posso dizer: eu sou feliz. O título eu vou carregar no coração, e quero reparti-lo com a Várzea Alegre aqui reunida”.

Pequena biografia

Padre José Mota Mendes – mais tarde Monsenhor Mota – nasceu na cidade de Assaré, no dia 29 de outubro de 1940, onde foi ordenado sacerdote 28 anos depois, pelo então bispo de Crato Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em 22 de dezembro de 1968.

Viveu as primícias sacerdotais como foi vigário substituto de Várzea Alegre, de 17 de março de 1969 a 20 de fevereiro de 1970, e até 24 de dezembro de 1983 ocupou o cargo de vigário ecônomo da mesma paróquia. Nesta data, passou a ser pároco da paróquia, desempenhando também a função de vigário substituto da vizinha Paróquia de Lavras da Mangabeira, de 1972 a 1990; além de vigário paroquial de Granjeiro durante 27 anos.


diocesedecrato.org

05.10.2022