Advogado bolsonarista é alvo de ação do MPCE por declarações racistas e homofóbicas em rede social - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Advogado bolsonarista é alvo de ação do MPCE por declarações racistas e homofóbicas em rede social

Advogado bolsonarista é alvo de ação do MPCE por declarações racistas e homofóbicas em rede social

Compartilhar isso

 

Foto: redes sociais
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) registrou na terça-feira (7) uma ação civil pública (ACP) contra o advogado bolsonarista Cosmo Silva Lemos, bancário aposentado da cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, que fez declarações racistas e homofóbicas em rede social.

O caso aconteceu em agosto de 2022, quando o advogado publicou áudios e vídeo com teor discriminatório à população LGBTQIAPN+ e racista em desfavor de mulheres negras, segundo o Ministério Público. As publicações foram feitas no WhatsApp e, posteriormente, propagadas por diversas pessoas no Instagram.

No entendimento do Ministério Público, Cosmo defendeu, manipulou e incitou a população à prática de discriminação e preconceito contra a população LGBTQIAPN+ e mulheres negras, "tendo suas declarações agredida a sociedade como um todo e, portanto, necessária a interposição da Ação Civil para inibir novas práticas semelhantes e de tutelar direitos fundamentais".

Em nota, a defesa de Cosmo Silva afirma que não foi notificada sobre o caso. Cosmo "tem sido vítima de ameaças e atos covardes, devidamente reportados às autoridades competentes e que estão sendo apurados", segundo a defesa.

"Cosmo Silva Lemos, por sua defesa, desde o suposto ocorrido se colocou imediatamente à disposição das autoridades competentes para maiores esclarecimentos", diz outro trecho da nota.

Indenização de R$ 500 mil

A ação do órgão, feita pelo promotor de Justiça José Carlos Félix da Silva, pede judicialmente o pagamento de indenização por danos morais coletivos na quantia de R$ 500 mil, bloqueio e indisponibilidade de bens e valores no referido valor e a retirada imediata do conteúdo das redes sociais, sob pena de multa diária de mil reais.

Além da indenização, foi pedido que o advogado seja condenado a publicar retratação em suas redes sociais, especificando tratar-se de condenação judicial, cuja postagem deve permanecer na sua página virtual durante o prazo de um ano.

(Portal G1/CE)
.flaviopintonews.com.br
09.02.2023