Eleição para Reitor movimenta bastidores na UFCA - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Eleição para Reitor movimenta bastidores na UFCA

Eleição para Reitor movimenta bastidores na UFCA

Compartilhar isso

 

Passadas as eleições 2022, um outro pleito tem começado a ganhar dimensões inesperadas no Cariri. Calma! Não se trata ainda das eleições municipais de 2024, mas da eleição para o cargo de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

À frente da UFCA desde a sua fundação em 2013 (quatro anos como Vice-Reitor e seis anos no atual cargo de Reitor), o professor Ricardo Ness decidiu passar o bastão e não disputar a reeleição, porém sem abrir mão de indicar o seu sucessor. O grupo do atual reitor tem à frente o professor Silvério Jr., docente do curso de Agronomia do campus Crato que, tal qual o professor Ness, ocupa a gestão desde a criação da UFCA, sempre no cargo de Pró-Reitor, ora Planejamento, ora Administração. A chapa é composta ainda pela professora Ledjane Sobrinho, atual Pró-Reitora de Assistência Estudantil e também figura longínqua na gestão.

O pleito é realizado em dois momentos: uma consulta informal entre toda a comunidade acadêmica (estudantes, técnicos/as administrativos e docentes) e uma reunião no Conselho Universitário em observação legal para se formar uma lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). Foi comum, nos Governos do PT, que o Presidente da República indicasse sempre o primeiro nome, escolhido pela comunidade acadêmica. Lula já deu indícios e declarações que continuará a observar esse critério nas nomeações.

Com a vitória do Presidente Lula, em outubro de 2022, uma chapa alinhada ideologicamente com o ex-presidente Bolsonaro desistiu e retirou sua candidatura, e a universidade terá que escolher entre duas chapas ditas progressistas, afastando o risco de nomeação de interventores, como se tornou costume no governo anterior.

A eleição caminhava para ser algo tranquilo, favas contadas, uma vez que a atual gestão detém o poder de controle orçamentário na faixa de R$ 100.000.000,00/ano (cem milhões de reais por ano) e da indicação para cargos comissionados que podem impactar diretamente no resultado da eleição. Porém, um grupo liderado pelo professor Rodrigo Lacerda se colocou como opção de mudança na universidade.

Rodrigo é professor de Matemática e Diretor do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), no campus Brejo Santo. Com alguns ex-membros da gestão do Ness, formou um coletivo de servidores e estudantes que ganhou corpo e transformou uma então tranquila eleição em uma corrida por votos que vem fortalecendo a democracia universitária, garantindo participação, posicionamento e ganhos para toda a comunidade. Como companheiro de chapa, tem o professor João Adolfo, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA).

Olhamos as redes sociais dos candidatos e podemos constatar uma corrida por divulgação de apoios, propostas, recortes de falas, amor pela universidade, além de articulações políticas com lideranças estaduais e até nacionais. Como pano de fundo, as chapas tentam mostrar poder de articulação para angariar recursos para a construção do Hospital Universitário em Barbalha, na Faculdade de Medicina (Famed/UFCA). Os professores Silvério e Rodrigo estiveram no último sábado, no Crato, em plenária do Partido dos Trabalhadores liderada pelo Deputado Federal José Guimarães, líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, e garantiram registros dessa passagem. 

O clima que observa-se é de total equilíbrio. O favoritismo e o desejo da atual gestão em emplacar o próximo Reitor encontrou um contraponto poderoso em uma disputa eleitoral: o sentimento de mudança e renovação. 

As eleições acontecerão nos próximos dias 14 e 15 de março de forma presencial, com urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), instaladas em todos os campi da Universidade Federal do Cariri. Poderão votar estudantes, técnicos e técnicas administrativos e docentes da instituição. O voto não é obrigatório.

flaviopintonews.com.br

09.02.2023