Paulo Junior
Segundo levantamento divulgado pelo jornal O Globo, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, teria liberado a bancada para votar alinhada ao atual governo Lula (PT). De acordo com o jornal, a liberação se dá devido a percepção de que parte importante dos parlamentares do partido aponta tendências de alinhamento à gestão petista ao menos em alguns pontos. O acordo teria sido organizado com anuência da executiva nacional do PL, que é presidida pelo ex-deputado Valdemar da Costa Neto.
O Jornal alega que parlamentares do PL teriam confirmado o acordo de liberação da bancada. Porém, em nota oficial, a legenda afirmou que não haverá “apoio ao governo do PT“. Apesar de negar institucionalmente que haverá apoio, o levantamento feito pelo jornal carioca aponta que um terço da bancada do partido indica adesão à gestão. O Globo estimou, com base em mapeamento de redes sociais e comportamento em votações, que ao menos 34 deputados federais do PL votam seguindo apontamento do executivo nacional. O PL tem 99 deputados federais.
Salienta-se que entre as regiões, os parlamentares da região Nordeste são os que mais estão alinhados com o governo Lula. Segundo O Globo, 52% deputados do PL com origem no Nordeste apresentam tendência pró-governo. Nas demais áreas do país os percentuais são: 38% no Sudeste, 27% no Norte, 25% no Centro-Oeste e 8% no Sul.
Um dos parlamentares do PL mais identificados com a base do governo até o momento é Yury do Paredão. O deputado cearense chegou inclusive a retirar a assinatura para CPMI dos atos antidemocráticos quando o governo posicionava-se contrário a sua realização.
“Tenho uma posição de independência do PL, sempre estive aberto ao diálogo e focado principalmente na democracia. Com certeza terei discordâncias com qualquer governo, mas a política tem que performar em cima de pautas. Ser oposição ferrenha vai atrapalhar o andamento das melhorias”, disse o cearense em entrevista ao O Globo.
Outro parlamentar que desponta na liderança de um movimento a favor do governo inserido no PL é o deputado Josimar Maranhãozinho. O política já surgiu, inclusive, em fotos ao lado de ministros de Estado, entre eles o titular da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA).
Apesar das dissidências, pontua-se que o PL soma ao menos 65 deputados identificados como oposição ao governo, e que vem agindo fortemente nos corredores do Congresso Nacional.
miseria.com.br
03.05.2023