Ceará passa a emitir nova carteira de identidade nacional; saiba como solicitar - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Ceará passa a emitir nova carteira de identidade nacional; saiba como solicitar

Ceará passa a emitir nova carteira de identidade nacional; saiba como solicitar

Compartilhar isso

FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 11-01-2024: Nova sede da Coordenadoria de Identificação Humana da Pefoce e lançamento da Carteira de Identidade Nacional. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo) Crédito: Samuel Setubal
 A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita em Vapt Vupts, prefeituras, Casas do Cidadão e outros locais de missão de documentos

Autor Alexia Vieira

O novo modelo de carteira de identidade instituído pelo Governo Federal pode ser solicitado no Ceará a partir desta quinta-feira, 11. O documento estabelece o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como único registro nacional do brasileiro, como define a Lei nº 14.534/23 sancionada pelo presidente Lula (PT).

Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser solicitada de forma gratuita em Vapt Vupts, prefeituras, Casas do Cidadão, entre outros locais de emissão de documentos no Estado. A nova sede da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Perícia Forense do Estado (Pefoce), inaugurada nesta quinta-feira, 11, no bairro Benfica, também emitirá a CIN.

Documentos necessários para emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN):

  • Certidão de nascimento (se solteiro)
  • Certidão de casamento (se casado)
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Se autista, levar também documento do responsável e laudo médico com CID específica para autismo. A informação também será incluída no documento.

De acordo com o perito geral da Pefoce, Júlio Torres, a nova sede da CIHPB terá capacidade para 350 atendimentos por dia, totalizando sete mil por mês. O local conta também com uma sala sensorial para acomodação de pessoas no espectro autista. Os cidadãos poderão agendar o atendimento na coordenadoria por meio do site da Pefoce a partir desta sexta-fera, 12.

Apesar da transição para o novo documento ser obrigatória, os brasileiros terão um prazo de dez anos para realizar a troca. “O ideal é que a gente vá fazendo de acordo com a necessidade da população, mas em 10 anos a gente tem que ter 100% da população com esse documento”, afirma Júlio Torres.

Objetivos da Carteira de Identidade Nacional

Com o estabelecimento do CPF como único número de identidade, unificando o Registro Geral (RG), o Governo Federal pretende diminuir a possibilidade de fraudes. No modelo antigo, uma mesma pessoa poderia fazer diferentes RGs em cada unidade federativa. Já com a CIN, o documento será o mesmo para todos os estados.

A Carteira também terá versão digital e contará com um QR Code e uma zona de leitura automatizada, facilitando a checagem do documento por forças de segurança ou outros serviços públicos e privados.

“A identidade única do cidadão traz benefícios para a segurança pública, mas traz uma série de melhoras pro serviço público”, diz Danilo Bertazzi, chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital.

Segundo o governador Elmano de Freitas (PT), o número único deve auxiliar na manutenção de bancos de dados para programas sociais e na unificação de prontuários de saúde no SUS. Elmano também acredita que a CIN ajudará no cruzamento de dados para identificação de pessoas desaparecidas e foragidos da justiça filmados em câmeras de reconhecimento facial.

opovo.com.br

Cariri Ativo.

12.01.2024