Conforme uma fonte ligada à administração, agentes da polícia civil intimaram a secretária de saúde Geórgia Souza a depor na delegacia regional de Campos Sales. Com o intuito de dar esclarecimentos pensando que era sobre outra operação envolvendo medicamentos encontrados enterrados no terreno do hospital São Francisco, a secretária compareceu, mas foi surpreendida com mandado de busca e apreensão de seu aparelho telefônico.
No mesmo instante, outra equipe da PC cumpria diligências na sede da prefeitura em horário de expediente, encontrando desta vez o prefeito Dodó em seu gabinete, buscando e apreendendo os aparelhos telefônicos do prefeito e de sua esposa, primeira-dama e vereadora Fátima Souza.
As buscas cumprem ainda a operação Aves de Rapina, que tem relação e significado de ganância.
O suposto esquema investigado trata do desvio em contratos de locação de veículos para diversas secretarias no valor de quase R$ 4 milhões. Segundo documento do Ministério Público, toda movimentação criminosa foi descoberta através de conversas telefônicas entre empresários e agentes públicos de Salitre.
As conversas com teor fraudulento foram obtidas em outra investigação que o MPCE faz em Acopiara, onde já afastou o prefeito Antônio Almeida por quatro vezes, sob a mesma suspeita do esquema criminoso junto a donos de empresas.
Em outra parte do documento, assinado pelo desembargador Francisco Eduardo Torquato, onde nossa reportagem teve acesso, Dorgival Pereira Filho, prefeito de Salitre, tem conhecimento das fraudes e constatou-se que Dorgival mandava fazer depósitos em quantidades determinadas por ele mesmo, participando do esquema criminoso envolvendo dinheiro público.
Na operação realizada no dia 01 de fevereiro deste ano, a prefeitura teve que ser arrombada com bombas pelos agentes da Procap; na residência do prefeito Dorgival não foram encontrados aparelhos celulares do mesmo e a secretária de saúde Geórgia Souza não foi localizada.
Ainda uma arma sem registro foi encontrada com um dos investigados, e ainda o valor de R$ 65 mil na residência de um dos envolvidos.
flaviopintonews.com.br
Cariri Ativo
29.02.2024