Artigo: Tempo de promover a segurança no trânsito e a saúde da população - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Artigo: Tempo de promover a segurança no trânsito e a saúde da população

Artigo: Tempo de promover a segurança no trânsito e a saúde da população

Compartilhar isso

 


                                                             Crédito das fotos Jr. Panela

Nas próximas semanas, os cearenses terão uma oportunidade valiosa de refletir sobre a importância do ciclismo em suas vidas. Em 15 de abril, celebra-se o Dia Internacional do Ciclista, no momento em que o Sesc Ceará prepara-se para mais uma edição do seu já consagrado CicloSesc, que já está com inscrições abertas para sua edição 2024. Tempo para reafirmarmos, mais uma vez, a necessidade urgente de conscientização da população para um trânsito seguro e a promoção deste meio de transporte saudável e sustentável.

Crédito das fotos Jr. Panela

Crédito das fotos Jr. Panela

Hoje, tendo as preocupações com a saúde e o meio ambiente no topo da agenda global, o ciclismo surge como uma solução multifacetada. Além de ser uma forma eficaz de exercício físico, contribuindo para a redução do sedentarismo e prevenindo uma série de doenças crônicas, como obesidade e doenças cardíacas, a bicicleta também é um meio de transporte ecologicamente correto.

No entanto, para que o ciclismo possa se estabelecer plenamente como uma alternativa viável de deslocamento, é necessário criar um ambiente propício e seguro para os ciclistas. Infelizmente, como sociedade, enfrentamos ainda desafios significativos nesse sentido. Entre eles está a frequente desatenção dos motoristas e a ausência de uma cultura de respeito mútuo entre todos os usuários das vias, que contribuem para tornar as ruas perigosas para os ciclistas.

É aqui que iniciativas como o CicloSesc desempenham um papel crucial. Além de proporcionar momentos de lazer e integração, celebrando ainda o Dia do Trabalhador, em 1º de maio, o evento é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância do respeito aos ciclistas e a necessidade de compartilhar as vias de forma segura e harmoniosa. Ao mesmo tempo, oferece uma chance para os ciclistas se reunirem, compartilharem experiências e reforçarem sua presença nas ruas, reivindicando seu direito ao espaço público.

Além dos benefícios diretos para a segurança no trânsito, o ciclismo também traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental da população. Em um país onde os índices de sedentarismo e obesidade são preocupantes, incentivar o uso da bicicleta pode ser uma estratégia valiosa para reverter essa tendência. Além disso, pedalar regularmente pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar geral.

Cabe a todos nós, ciclistas e motoristas, autoridades e cidadãos, trabalharmos juntos para tornar as ruas do Ceará mais seguras e acessíveis para todos.

Arquimedes Pinheiro - Gerente do programa Lazer do Sesc Ceará


Cariri Ativo

16.04.2024