Em sessão solene na Câmara, Guimarães reforça apelo para beatificação do Padre Cícero - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Em sessão solene na Câmara, Guimarães reforça apelo para beatificação do Padre Cícero

Em sessão solene na Câmara, Guimarães reforça apelo para beatificação do Padre Cícero

Compartilhar isso

 

Divulgação
Durante a sessão solene em homenagem aos 180 anos do Padre Cícero realizada nesta segunda-feira (22), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado *José Guimarães* renovou o apelo ao Papa Francisco pela celeridade no processo de beatificação do “padim”. O parlamentar é autor do requerimento pela sessão, ao lado da deputada Fernanda Pessoa.  

O parlamentar destacou a importância histórica de Padre Cícero principalmente na região do Cariri,  Guimarães lembrou que o Padre Cícero é visto como um dos mais importantes líderes espirituais do Brasil. Ele é a alma do nordeste brasileiro, despertando devoção e exercendo grande influência no sacerdócio e na vida política e religiosa, tanto no Ceará quanto em todo o país".

Guimarães, que já havia feito o apelo pessoalmente ao Papa Francisco no ano passado, continua engajado na causa da beatificação do Padre Cícero. 

Além disso, como autor da *Lei 14.693/23*, que insere o nome do "Santo do Sertão" no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, o deputado assegura o reconhecimento oficial da importância histórica de Padre Cícero para o Brasil. 

O Livro de Aço, onde os nomes dessas figuras marcantes são preservados, encontra-se no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Ademais, Guimarães também é o proponente da lei que reconhece a tradição do uso do "Pau de Arara" em romarias religiosas como patrimônio cultural e imaterial do Brasil. 

Esta lei, sancionada pelo presidente Lula em agosto de 2023, durante solenidade em Brasília, visa preservar e valorizar as práticas culturais associadas às manifestações religiosas inspiradas pelo legado de Padre Cícero.

Participaram da sessão o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra; a deputada federal Fernanda Pessoa, que também é autora do requerimento da sessão; o prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa; o padre Laércio e o frei Garcias, ambos religiosos de Juazeiro do Norte; o reitor da Universidade Federal do Cariri, professor Silvério, além de vereadores do Ceará, autoridades e religiosos. 

flaviopintonews.com.br

Cariri Ativo

23.04.2024