- Cartão de crédito e parcelamento em até 6 vezes são preferências de pagamento
- Categorias de destaque são Eletrodomésticos, Celulares e acessórios de telefonia e Eletrônicos
- Campanha “Tá na sua Mão” promete R$40 milhões em cupons de desconto para compras em todo o Brasil
A pesquisa mais recente do Panorama do Consumo na Black Friday 2024 realizada pelo Mercado Livre e Mercado Pago revela que 88% dos cearenses irão comprar na Black Friday deste ano. Realizado entre 1 e 15 de outubro, o estudo abrangeu mais de oitocentos consumidores do Ceará, apontando um comportamento de compra otimista e altamente planejado para a data que mais movimenta o varejo brasileiro.
“Desde o início do ano, todo o nosso time vem trabalhando para entregar a melhor experiência para os consumidores, principalmente durante a Black Friday”, afirma Roberta Donato, Diretora Sênior de Marketplace do Mercado Livre. “Em 2023, nós atingimos um crescimento superior ao mercado. Ao longo deste ano, já tivemos 4 meses de vendas equivalentes a Black Friday 2023 e acreditamos em um cenário ainda mais promissor e conectado às expectativas do consumidor.” afirma Roberta Donato, Diretora Sênior de Marketplace do Mercado Livre.
A pesquisa mostra que 78% dos respondentes planejam suas compras com antecedência, enquanto 22% estão atentos aos achadinhos. A maioria dos entrevistados pretende gastar até R$2.000,00 na data, o que demonstra o interesse em itens de maior valor agregado.
Entre as categorias mais procuradas estão Eletrodomésticos, Celulares e acessórios de telefonia e Eletrônicos, refletindo a demanda por itens que unem funcionalidade e conforto, especialmente em tempos de consumo consciente e planejado. A categoria Moda também vem ganhando espaço e, entre as preferências, destacam-se calçados, moda casual e moda fitness.
Os descontos são um grande atrativo, com 44% esperando economias acima de 60%, o que ressalta o desejo de aproveitar ao máximo os benefícios da data. Esse cenário financeiro positivo e as expectativas de preços mais baixos reforçam a Black Friday como a data mais importante para o varejo.
Preferência pelo pagamento com cartão de crédito
Para o pagamento, 59% dos consumidores cearenses afirmaram preferência pelo cartão de crédito, com 33% optando pelo parcelamento em até 6 vezes. Além disso, pagamento com saldo em conta e linha de crédito vem ganhando espaço, com 24% dos entrevistados escolhendo essas modalidades.
Durante essa Black Friday, o Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, também irá levar descontos e benefícios exclusivos à sua base de clientes. “Nosso foco este ano está em oferecer vantagens e descontos para usuários do nosso ecossistema. Para isso, estamos oferecendo 75% mais cupons do que em 2023, o que representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões. Vamos reforçar que o Mercado Pago é a melhor opção para aproveitar a Black Friday junto ao maior e-commerce da América Latina”, reforça Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago para América Latina.
Campanha “Tá na Sua Mão”: R$40 milhões em cupons de descontos
Para a Black Friday 2024, o Mercado Livre incrementou em 50% o investimento em marketing, oferecendo R$ 40 milhões em cupons de desconto e até 70% de desconto em milhares de produtos. Durante os 43 dias da campanha “Tá na Sua Mão”, personalidades como Maisa e Marcos Mion irão destacar as promoções como frete grátis a partir de R$ 29 com o programa Meli+ e uma seleção de achadinhos a partir de R$ 29.
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar e enviar produtos por meio da internet, assim como soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios. Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com os serviços do Mercado Ads, Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços) e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da região, o Mercado Livre já reúne mais de 54 milhões de compradores ativos, que realizam 52 compras e 371 transações a cada segundo. Em 2023, sua receita líquida consolidada atingiu US$ 14,5 bilhões, quando também alcançou US$ 44,8 bilhões em vendas, superando a marca de mais de 1,4 bilhão de produtos vendidos. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre superou a marca de 58 mil colaboradores diretos na região, mais de 22 mil apenas no Brasil, seu principal mercado. Atualmente, é uma das 10 melhores empresas para trabalhar no país, dentre as 10 melhores em tecnologia, sendo ainda a melhor para as mulheres.
Informações para a imprensa:
Brodeur Partners
Cariri Ativo
08.11.2024