Conselheiro de facção criminosa é morto por comparsas em presídio no Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Conselheiro de facção criminosa é morto por comparsas em presídio no Ceará

Conselheiro de facção criminosa é morto por comparsas em presídio no Ceará

Compartilhar isso

 

Legenda: Francisco Erlanio Jorge da Silva participou de audiência por videoconferência, direto do presídio, em um processo por homicídio, em dezembro de 2024
Foto: Reprodução

O crime aconteceu no momento em que detentos foram retirados das celas para serem atendidos por advogados.


Escrito por
Messias Borgesmessias.borges@svm.com.br


Um homem apontado como conselheiro da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) foi assassinado com golpes de "cossoco" (arma artesanal), por comparsas, na Unidade Prisional Itaitinga 2 (UP-Itaitinga 2), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na última quarta-feira (9). O crime aconteceu no momento em que detentos foram retirados das celas para serem atendidos por advogados.

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP) confirmou, por nota, que "um interno da Unidade Prisional Itaitinga 2 pertencente a uma organização criminosa de origem cearense foi morto por outros comparsas da mesma facção criminosa através de um objeto perfurocortante conhecido vulgarmente como 'cossoco', enquanto eles aguardavam o atendimento dos seus advogados".

Segundo a SAP, "os profissionais de saúde da Unidade fizeram os procedimentos de primeiros socorros e acionaram o SAMU, que ao chegar (no presídio) constatou o óbito".
 

"A SAP esclarece que todos os internos envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para a total apuração das circunstâncias e responsabilidades", completou a Pasta.

Quem é o detento morto?

A reportagem apurou que o detento foi decretado pela própria facção criminosa. Ele foi identificado como Francisco Erlanio Jorge da Silva, de 34 anos, conhecido como 'Lano', 'Vela', 'Lampião' ou 'Sem Sangue', e natural do Município de Tauá (que fica a 342 km de distância de Fortaleza).

Francisco Erlanio respondia a processos criminais por homicídios, tráfico de drogas, tortura e receptação, na Justiça do Ceará. Ele ia a julgamento por um assassinato de uma mulher, ocorrido em Tauá, que estava marcado pelo Poder Judiciário para o dia 2 de dezembro deste ano.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE) no processo, "a investigação demonstrou que o denunciado Francisco Erlanio Jorge da Silva é um dos conselheiros da facção criminosa conhecida como GDE, sendo considerado a maior 'graduação' da facção".

'Lano' foi preso no dia 3 de junho de 2024, quando compareceu à sede da 1ª Vara Criminal da Comarca de Tauá para prestar informações à Justiça por outros processos criminais. Ele não tinha conhecimento que tinha um novo mandado de prisão em aberto, por um homicídio.

Ocorrências no Sistema Penitenciário

Além do homicídio, o Sistema Penitenciário registrou três fugas, nos últimos 30 dias. A última ocorrência foi registrada Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim (UP-Sobreira Amorim) na noite da última segunda-feira (7), quando cinco detentos deixaram o presídio por uma corda colocada em uma guarita policial.

A morte de Francisco Erlanio foi o segundo homicídio registrado no Sistema Penitenciário, em 2025. A primeira morte violenta foi registrada em maio, também motivada por uma briga interna em uma facção criminosa.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

11.07.2025