O crime aconteceu no momento em que detentos foram retirados das celas para serem atendidos por advogados.
Um homem apontado como conselheiro da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) foi assassinado com golpes de "cossoco" (arma artesanal), por comparsas, na Unidade Prisional Itaitinga 2 (UP-Itaitinga 2), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na última quarta-feira (9). O crime aconteceu no momento em que detentos foram retirados das celas para serem atendidos por advogados.
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP) confirmou, por nota, que "um interno da Unidade Prisional Itaitinga 2 pertencente a uma organização criminosa de origem cearense foi morto por outros comparsas da mesma facção criminosa através de um objeto perfurocortante conhecido vulgarmente como 'cossoco', enquanto eles aguardavam o atendimento dos seus advogados".
Segundo a SAP, "os profissionais de saúde da Unidade fizeram os procedimentos de primeiros socorros e acionaram o SAMU, que ao chegar (no presídio) constatou o óbito".
"A SAP esclarece que todos os internos envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para a total apuração das circunstâncias e responsabilidades", completou a Pasta.
Quem é o detento morto?
A reportagem apurou que o detento foi decretado pela própria facção criminosa. Ele foi identificado como Francisco Erlanio Jorge da Silva, de 34 anos, conhecido como 'Lano', 'Vela', 'Lampião' ou 'Sem Sangue', e natural do Município de Tauá (que fica a 342 km de distância de Fortaleza).
Francisco Erlanio respondia a processos criminais por homicídios, tráfico de drogas, tortura e receptação, na Justiça do Ceará. Ele ia a julgamento por um assassinato de uma mulher, ocorrido em Tauá, que estava marcado pelo Poder Judiciário para o dia 2 de dezembro deste ano.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE) no processo, "a investigação demonstrou que o denunciado Francisco Erlanio Jorge da Silva é um dos conselheiros da facção criminosa conhecida como GDE, sendo considerado a maior 'graduação' da facção".
'Lano' foi preso no dia 3 de junho de 2024, quando compareceu à sede da 1ª Vara Criminal da Comarca de Tauá para prestar informações à Justiça por outros processos criminais. Ele não tinha conhecimento que tinha um novo mandado de prisão em aberto, por um homicídio.
Ocorrências no Sistema Penitenciário
Além do homicídio, o Sistema Penitenciário registrou três fugas, nos últimos 30 dias. A última ocorrência foi registrada Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim (UP-Sobreira Amorim) na noite da última segunda-feira (7), quando cinco detentos deixaram o presídio por uma corda colocada em uma guarita policial.
A morte de Francisco Erlanio foi o segundo homicídio registrado no Sistema Penitenciário, em 2025. A primeira morte violenta foi registrada em maio, também motivada por uma briga interna em uma facção criminosa.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
11.07.2025