Autor Rogeslane Nunes
O deputado federal Júnior Mano (PSB) é alvo de operação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira, 8. Batizada de "Underhand", a ação da PF é uma iniciativa contra desvio de recurso públicos e cumpre 15 mandatos de busca e apreensão nos municípios de Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio, e em Brasília/Distrito Federal. Houve o bloqueio de R$ 54,6 milhões das contas dos investigados.
O parlamentar vem sendo investigado por suposta compra de votos no Ceará — esquema de lavagem de dinheiro de emendas parlamentares nas eleições de 51 municípios em outubro de 2024.
Nesta operação, são investigados crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fim eleitoral.
O deputado é tratado como pré-candidato a senador em 2026.
No sábado passado, O POVO mostrou com exclusividade que, a pedido da Polícia Federal, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu mais 60 dias para que os investigadores concluam relatório sobre suposto desvio de emendas parlamentares no Ceará, no qual Mano é investigado. Com isso, a entrega do parecer fica para agosto. O processo corre em segredo de Justiça.
O POVO tenta contato com o deputado Júnior Mano. A matéria será atualizada quando houver retorno.
Mais informações em instantes
opovo.com.br
Cariri Ativo
08.07.2025