Segundo informações da GloboNews, o documento já deve ser enviado nos próximos dias.
A emissora apontou que a embaixadora Maria Luiza Viotti irá endereçar a carta à Secretaria de Comércio, atualmente liderada pelo representante comercial dos Estados Unidos (USTR). É com ele que as negociações sobre as tarifas têm sido conduzidas pelo governo norte-americano.
O presidente Lula ainda deve analisar a carta e conceder o aval, permitindo a assinatura do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, além do chanceler Mauro Vieira.
Essa, inclusive, tem sido a principal tática do governo brasileiro, que busca investir em negociações para reverter a taxação de 50% a produtos brasileiros anunciada na última semana pelo presidente Donald Trump.
Taxação de 50%
O presidente dos Estados Unidos anunciou planos para impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, criticando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que o republicano classificou como uma "caça às bruxas". A decisão foi comunicada no último dia 9 de julho.
Em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump condenou o tratamento dado a Bolsonaro como uma "vergonha internacional", acrescentando que o julgamento "não deveria estar acontecendo".
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
16.07.2025