Governo Lula prepara carta oficial aos EUA em resposta ao 'tarifaço' de Trump, diz emissora - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Governo Lula prepara carta oficial aos EUA em resposta ao 'tarifaço' de Trump, diz emissora

Governo Lula prepara carta oficial aos EUA em resposta ao 'tarifaço' de Trump, diz emissora

Compartilhar isso

 

Legenda: Donald Trump anunciou tarifa de 50% a produtos brasileiros no último dia 9 de julho
Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

Segundo informações da GloboNews, o documento já deve ser enviado nos próximos dias.


Escrito por
Redaçãoproducaodiario@svm.com.br


governo brasileiro deve enviar, já nos próximos dias, uma carta ao governo dos Estados Unidos, segundo informações da GloboNews, para negociar "tarifaço" proposto pelo presidente Donald Trump. O documento deve ser encaminhado via embaixada do Brasil em território norte-americano.

A emissora apontou que a embaixadora Maria Luiza Viotti irá endereçar a carta à Secretaria de Comércio, atualmente liderada pelo representante comercial dos Estados Unidos (USTR). É com ele que as negociações sobre as tarifas têm sido conduzidas pelo governo norte-americano.

O presidente Lula ainda deve analisar a carta e conceder o aval, permitindo a assinatura do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, além do chanceler Mauro Vieira. 

Essa, inclusive, tem sido a principal tática do governo brasileiro, que busca investir em negociações para reverter a taxação de 50% a produtos brasileiros anunciada na última semana pelo presidente Donald Trump.

Taxação de 50%

O presidente dos Estados Unidos anunciou planos para impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, criticando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que o republicano classificou como uma "caça às bruxas". A decisão foi comunicada no último dia 9 de julho.

Em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump condenou o tratamento dado a Bolsonaro como uma "vergonha internacional", acrescentando que o julgamento "não deveria estar acontecendo".

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

16.07.2025