Legenda: Aeronave atua em situações de emergência e operações de inteligência
Foto: Reprodução/wikimedia commons
Modelo é operado por unidade especial da Força Aérea dos EUA, conhecida por atuar em situações de emergência e operações de inteligência.
Escrito por
Redaçãoproducaodiario@svm.com.br
Um avião militar estadunidense, associado a missões secretas da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), pousou às 17h13 em Porto Alegre na tarde desta terça-feira (19). O governo estadunidense não detalhou o motivo da visita. O jato, um Boeing 757 modificado e identificado pela matrícula 00-9001, é conhecido como C-32B. As informações são do Globo.
Esse modelo é operado por uma unidade especial da Força Aérea dos EUA, baseada em Nova Jersey, que atua em situações de emergência e operações de inteligência.
A aeronave, apelidada de “Gatekeeper” (“Porteiro”), já foi usada em respostas rápidas a crises globais, como a explosão no porto de Beirute, em 2020. O avião partiu dos EUA no dia 18 de agosto, com escalas na Flórida e em Porto Rico, antes de chegar à capital gaúcha.
O C-32B costuma transportar diplomatas, militares de elite e agentes secretos. Essa aeronave é equipada com sistemas avançados de comunicação, sensores e capacidade de reabastecimento em voo.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
20.08.2025