A CBF, em seu programa de Educação Médica Continuada, numa parceria com a CBF Academy -IDP, vai promover, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, encontro inédito, a nível mundial, com médicos do futebol nesta segunda-feira (11), em São Paulo e Minas Gerais, e na terça-feira (12), no Rio de Janeiro. O evento abrangerá importantes informações teóricas além da qualificação prática para reconhecimento e atuação em casos de emergências de origem cardiológica, a chamada morte súbita, em eventos esportivos, notadamente no esporte mais praticado e assistido no mundo que é o futebol.
São aguardados 105 médicos nos três locais de atividade – profissionais que trabalham em clubes das Séries A, B, C e A1 do Campeonato Brasileiro e nas 27 federações filiadas à CBF, além dos que servem às seleções de base da entidade.
Eles estarão divididos em três grupos de 35 médicos, de 8h às 17h, nesta segunda, nos Centros de Treinamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia , situados na Alameda Santos, 705, 11º andar, no bairro de Cerqueira Cesar, em São Paulo; e na sede da Associação Médica de Minas Gerais, na Avenida João Pinheiro, 161, Centro, Belo Horizonte.
Na terça (12), o encontro será no Centro de Treinamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia , no Rio de Janeiro, no mesmo horário: Avenida Marechal Câmara, 160, 3º andar, sala 330, Centro.
“Trata-se de um programa inédito, a nivel mundial, idealizado pela CBF , uma das maiores Confederações do futebol mundial, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, também uma das maiores sociedades médicas mundiais. Nesse programa, nós estamos qualificando 105 médicos que trabalham no futebol em laboratório especializado da Sociedade Brasileira de Cardiologia, para a abordagem e o atendimento à parada cardiorrespiratória súbita durante um jogo de futebol, tentando dessa forma evitar o terrível acontecimento que é a morte súbita no gramado”, explicou Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF (CMCD)
Além de toda a instrução teórica, haverá uma parte importante do treinamento da correta utilização do desfibrilador externo automatizado ( DEA), que vai ser feito em laboratório especializado com a utilização de moldes e todo o equipamento necessário para o uso em situações que assim exijam.
“É um evento inédito pela sua grandiosidade. Nós não temos dúvidas que após esse evento, outros esportes deverão tomar iniciativas semelhantes, isso tudo para manter, sem dúvida, uma segurança total de todos aqueles que participam de um evento esportivo”, prosseguiu Jorge Pagura, que destacou o apoio do presidente da CBF, Samir Xaud, à idealização do programa.
“O presidente Samir Xaud, como médico, sabe da importância desse evento e nos deu todo apoio e incentivo para que pudéssemos colocar em prática o programa, que será um marco na história da CBF e do futebol mundial”, disse.
badalo.com.br
Cariri Ativo
12.08.2025