O consumo nos lares brasileiros registrou um crescimento acumulado de 2,63% no primeiro semestre de 2025, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação ao mesmo período de 2024, o aumento foi de 2,83%; já em relação a maio, o crescimento foi de 1,07%. O resultado positivo abrange todas as categorias de supermercados e já considera o ajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE). Para Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, há diferentes fatores para o avanço do consumo entre as famílias do país.
"Os brasileiros estão realizando mais pesquisas de preço. Antes, o comportamento mais comum entre as famílias era o de ir na mesma rede supermercados para fazer as compras semanais ou de mês. Nos últimos meses, principalmente por conta da alta constante dos preços dos alimentos nas prateleiras, muitas pessoas estão migrando para outras redes do varejo alimentar ou até mesmo optando por fazer compras em mercados de bairro", explica Leandro.
Não à toa, só no Rio de Janeiro, 62% dos consumidores afirmaram que estão pesquisando mais promoções e fazendo compras em mais de um mercado. Metade dos entrevistados revelou aproveitar os dias de oferta e utilizar os aplicativos de descontos das redes supermercadistas para gastar menos. Apenas 7,4% não fizeram alterações em suas listas de compras. Os dados foram levantados pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).
Outro comportamento apontado pelo especialista em gestão de supermercados é a substituição de produtos. “Atualmente, muitos brasileiros estão trocando diversos itens por opções mais em conta ou até mesmo desapegando de marcas mais caras, optando por marcas próprias de supermercadistas, que geralmente têm preço menor em relação a marcas próprias ou conhecidas no mercado”, pontua.
Prova disso é a grande variedade de marcas disponíveis no setor, especialmente dos produtos básicos, o que amplia o poder de escolha do consumidor. De acordo com os dados divulgados pelo levantamento, em junho, foram identificadas 69 marcas de arroz, 61 de feijão, 18 de café, 16 de leite e 17 de açúcar. Juntos, esses produtos representaram 80% do consumo familiar brasileiro.
“Os brasileiros estão mais atentos em relação ao custo-benefício. Dessa forma, agora prestam mais atenção nas ofertas especiais promovidas por redes, além de buscarem por produtos que juntam dois grandes fatores, a qualidade e o preço justo. Inclusive, avaliando a situação financeira atual dos brasileiros, comprariam mais marcas próprias caso houvesse maior variedade disponível”, Leandro finaliza.
Sobre Leandro Rosadas (@leandrorosadas):
Leandro Rosadas é economista, escritor e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues. Formado em economia pela UFRRJ, o carioca já atuou como professor universitário e consultor no mercado de varejo. Hoje, Rosadas é considerado uma das maiores referências entre os especialistas do seu segmento, sendo responsável pela formação em gestão de mais de 11 mil proprietários de supermercados Brasil afora. O especialista também é autor de 11 livros, entre eles "Luuuucro" e “Dobre o lucro do seu supermercado".
Leonardo Lino
Cariri Ativo
13.08.225