Religioso argumenta que identidade de gênero seria "anticristo". Fiéis divulgaram vídeo de padre durante missa em Quixadá.
Segundo uma testemunha, o caso aconteceu na Capela São Paulo Apóstolo, no bairro Carrascal, durante a homilia.
Em imagens registradas do momento, é possível observar o sacerdote argumentando que a distinção entre homem e mulher seria divina e que ideias contrárias são "anticristo".
"Agora, homem e mulher é pela ideia que você cria de você mesmo. Não interessa o seu corpo. [...] Jesus não manda isso. O que Jesus diz: 'homem é homem e mulher é mulher", afirma.
Na ocasião, ele ainda condenou a "ideologia de gênero", segundo ele, "ensinada em escolas a crianças" e criticou clérigos que apoiam os direitos LGBTQIAPN+.
Ao Diário do Nordeste, o sacerdote respondeu que “sobre este assunto, somente o setor jurídico da Diocese pode falar.”
Já o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) informou que, até o momento, não houve nenhum registro sobre o caso na comarca de Quixadá.
Caso seria crime de transfobia?
Ao Diário do Nordeste, o advogado Roberto Lima, especializado em direito antidiscriminatório, explica que o discurso do religioso pode ser enquadrado no crime de transfobia.
"Esse discurso do padre é caracterizado como transfóbico e deve ser criminalizado e denunciado como tal. Inclusive, transfobia é um crime inafiançável e imprescritível."
Desde 2019, práticas de homofobia e de transfobia são equiparadas ao crime de racismo, e têm pena de dois a cinco anos de prisão, conforme entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
"Acontecendo dentro das igrejas pode ser punido, porque é crime, então é válido em todo o território nacional. Não somente nas igrejas, mas também em religiões de matriz africana e qualquer outra."
Em nota, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) informou que está ciente do possível crime e ressaltou a importância do registro do Boletim de Ocorrência (B.O.) para dar condução a uma possível investigação.
Ao Diário do Nordeste, a Diocese de Quixadá disse conduzir uma apuração sobre informações do caso.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
caririativo.blogspot.com
04.02.2026


