Junho apresenta melhor resultado dos últimos 29 meses nas mortes provocadas por crimes violentos no Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Junho apresenta melhor resultado dos últimos 29 meses nas mortes provocadas por crimes violentos no Ceará

Junho apresenta melhor resultado dos últimos 29 meses nas mortes provocadas por crimes violentos no Ceará

Compartilhar isso

 

Foto: Divulgação/SSPDS-CE
O mês de junho de 2022 apresentou o melhor resultado dos últimos 29 meses no balanço dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no Ceará. O sexto mês deste ano registrou uma redução de 22,2% em comparação ao igual período de 2021. Foram 275 CVLIS em junho de 2021, que diminuíram para 214 no mês passado, de acordo com balanço contabilizado pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Ainda falando sobre o melhor resultado dos últimos 29 meses no Estado, o menor balanço havia sido registrado em dezembro de 2019, quando ocorreram 205 casos. Entre as regiões, a maior retração ocorreu no Interior Norte, com queda de 33,9%, indo de 62 para 41 CVLIs. Já a Região Metropolitana registrou -28%, indo de 75 para 54. No Interior Sul, a redução foi de 27,5%, passando de 69 para 50. Já em Fortaleza, o mês de junho empatou com o mesmo mês de 2021, quando ocorreram 69 CVLIs.

Para manter a queda desses indicadores, a SSPDS trabalha para o enfraquecimento das organizações criminosas. Importante destacar que, ao longo dos últimos quatro anos, R$ 187 milhões em bens, pertencentes a organizações criminosas, foram confiscados no Ceará, o que fortalece esse trabalho de descapitalização. Além disso, há ainda a expansão do policiamento ostensivo, como as instalações de 66 bases do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e de 65 Centrais de Videomonitoramento com 3.624 câmeras em todo o Estado.

“Esses resultados positivos são frutos de muito trabalho e muita dedicação dos homens e mulheres da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Perícia Forense e do Corpo de Bombeiros, que estão nas ruas. É fruto também de muita utilização de tecnologias no combate à criminalidade, como o videomonitoramento, como o Agilis, como o Cerebrum (big data) e também de muita inteligência policial, que passou por toda uma reestruturação aqui no Estado e que já vem dando resultado”, pontua o secretário da SSPDS, Sandro Caron.

O gestor também ressaltou os investimentos feitos pelo Governo do Ceará no aumento de efetivo nas ruas. ”Contamos ainda com vários investimentos do Governo do Estado para recursos de horas extras para a Polícia Civil. Também com acréscimo de recursos para as Irsos (hora extra para policiais e bombeiros militares), aumentando em 30% o número de policiais militares nas ruas. Sabemos que fazer segurança pública é uma missão muito difícil, mas quando fechamos com números positivos, nos mostra que estamos no caminho certo. Temos muito a avançar, sabemos disso. Mas trabalhamos sempre com integração, com trabalho de inteligência, com ênfase em investigação, com tecnologia e valorização e capacitação dos nossos profissionais”, disse.

Importante destacar que na última terça-feira (28), 490 novos policiais civis, entre escrivães e inspetores, foram empossados pela governadora do Ceará, Izolda Cela. No dia 22 de junho, o Governo do Ceará já havia realizado a aula inaugural do Curso de Formação para mais de 2.400 novos policiais militares.

badalo.com.br

04.07.2022