Nesta quarta-feira, dia 03 de maio, organizações parceiras do ChildFund Brasil, gestores, coordenadores e equipes das políticas relacionadas à criança no Ceará se reuniram no evento A violência doméstica contra crianças e a parentalidade lúdica como estratégia de prevenção, realizado em Fortaleza (CE). O ChildFund Brasil apresentou as descobertas da Pesquisa Nacional da Situação de Violência Contra Crianças no Ambiente Doméstico com foco no estado cearense. O evento foi organizado em parceria com a Secretaria da Proteção Social do Estado, por meio do programa Mais Infância Ceará.
O estudo revelou que 73,8% dos casos de violência ocorreram na casa onde residiam a vítima e o suspeito e 16,9% ocorreram na casa da vítima. As principais denúncias de violência contra crianças no Ceará foram relacionadas à integridade física: 38,2% envolveram maus-tratos, risco à saúde, agressão, lesão corporal ou tortura física. O ChildFund Brasil também entrevistou professoras da rede municipal de ensino em Fortaleza (CE) para compreender como as escolas percebem e lidam com a violência infantil.
As entrevistadas entendem o espaço escolar como fundamental e imprescindível para as crianças comerem, socializarem, aprenderem e serem educadas. Ressaltaram também a importância da oferta de treinamentos sobre direitos humanos e violência doméstica contra as crianças para a equipe escolar.
O encontro contou com a participação de Onélia Santana, secretária de Proteção Social do Estado do Ceará, e promoveu a integração entre as ações desenvolvidas pelo ChildFund Brasil e o Programa Mais Infância Ceará para combater a violência contra crianças no ambiente doméstico e promover o desenvolvimento infantil.
A organização também mostrou os resultados alcançados pelo projeto Brinca e Aprende Comigo, que conta com o apoio da The LEGO Foundation e realiza ações para fortalecer a parentalidade lúdica no Ceará, e esclareceu como isso pode ser uma estratégia para prevenir a violência contra crianças.
“A parentalidade lúdica ocorre quando pais, mães e cuidadores entendem o brincar como a linguagem das crianças e promovem o seu desenvolvimento a partir da construção de relações saudáveis e sensíveis. O incentivo de práticas parentais positivas resulta no fortalecimento do vínculo entre cuidadores e crianças e na criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento infantil”, explica Sofia Rebehy, gerente do projeto Brinca e Aprende Comigo no ChildFund Brasil.
A abertura do evento foi realizada por Maurício Cunha, diretor de País do ChildFund Brasil e Onélia Santana. Em seguida, ocorreram as exposições Brinca e Aprende Comigo: Resultados alcançados para a prevenção da violência, conduzida por Sofia Rebehy e Resultados da Pesquisa da Situação de Violência Contra Crianças no Ambiente Doméstico - Ceará, com Cristiano Moura, coordenador de Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem do ChildFund Brasil e Águeda Barreto, coordenadora de Advocacy do ChildFund Brasil.
O evento também contou com uma intervenção formativa e lúdica para propor uma reflexão prática sobre a parentalidade lúdica enquanto estratégia de prevenção, liderada pelo brincante Roquinho. Quem assistiu à transmissão on-line do evento pôde acompanhar a atividade com um rolo de barbante e uma tesoura e colocar em prática o brincar.
Sobre o ChildFund Brasil
O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que essas pessoas tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial. Atualmente, a ONG está presente em sete estados brasileiros (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e São Paulo). Para realizar esse trabalho que impacta positivamente na vida de mais de 110 mil pessoas, entre elas cerca de 60 mil de crianças e adolescentes, a organização conta com a doação de pessoas físicas, por meio do programa de apadrinhamento de crianças e também de doações de empresas, institutos e fundações que apoiam os projetos desenvolvidos.
A fundação do ChildFund Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em 24 países e que gera impacto positivo na vida de 16,2 milhões de crianças e suas famílias. A organização foi eleita a melhor ONG de assistência social em 2022, e a melhor para Crianças e Adolescentes do país, por três anos (2018, 2019 e 2021), além de estar presente, também, entre as 100 melhores por 6 anos consecutivos pelo Prêmio Melhores ONGs. www.childfundbrasil.org.br
Imagens relacionadas
Cristiano Moura, coordenador de impacto e aprendizagem do ChildFund Brasil Marcelo Martins baixar em alta resolução |
Agueda Barreto, coordenadora de Advocacy do ChildFund Brasil Marcelo Martins baixar em alta resolução |
Marcelo Martins baixar em alta resolução |
Sofia Rebehy, gerente do projeto Brinca e Aprende Comigo Marcelo Martins baixar em alta resolução |
Maurício Cunha, diretor de país da ChildFund Brasil, e Onélia Santana, secretária Marcelo Martins baixar em alta resolução |
Mauricio Martins baixar em alta resolução |
04.05.2023