Giulia Panchoni Righaetto era natural de Ribeirão Preto, em São Paulo
A turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, foi a vítima fatal do desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como "igreja de ouro", no Centro Histórico de Salvador, na Bahia. O acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (5).
Giulia era natural de Ribeirão Preto, em São Paulo, conforme informações da Polícia Civil do Estado da Bahia (PCBA). Ela estava visitando a igreja situada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho, quando o teto da basílica desabou.
Além da vítima, outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo outra turista. Todos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e sofreram apenas ferimentos leves, não correndo risco de morte.
Em nota conjunta, o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lamentaram o incidente e prestaram solidariedade às vítimas. Os órgãos ressaltaram que acompanham a situação, em articulação com as autoridades locais.
“O imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável direta pela gestão e manutenção da edificação. O Iphan, enquanto órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro, tem atuado na preservação do bem, com ações como o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração do edifício, atualmente em andamento”
Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil estão atuando no local, prestando suporte e apurando as causas do acidente.
DESABAMENTO NA IGREJA DE OURO
![Todo o espaço central da igreja de ouro cedeu, segundo a Defesa Civil da Bahia](https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/image/contentid/policy:1.3614553:1738784471/Todo-o-espaco-central-da-igreja-de-ouro-cedeu-segundo-a-Defesa-Civil-da-Bahia.jpg?f=default&$p$f=57ec89b)
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver os destroços dentro da igreja que fica na região do Pelourinho. A área onde as missas são celebradas ficou coberta por pedaços de madeira que integravam o teto do prédio.
"Todo o espaço central da igreja cedeu. Possivelmente, alguma parte dessa cobertura se rompeu e, com o peso desse espaço superior do teto, a madeira veio abaixo, com sobrepeso", afirmou Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador, ao g1.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. “Guias foram expedidas para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e os laudos periciais serão essenciais para esclarecer as causas do acidente”, divulgou a PCBA.
ESPAÇO HISTÓRICO
![Igreja de Ouro antes do desabamento de parte do teto nesta quarta-feira (5)](https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/image/contentid/policy:7.5157112:1738785522/Igreja-de-Ouro-antes-do-desabamento-de-parte-do-teto-nesta-quarta-feira-5.jpg?f=default&$p$f=eaa4e60)
A Igreja de São Francisco de Assis foi fundada pelos frades menores em 1587 e a atual estrutura, revestida em ouro, teve sua construção iniciada em 1708, segundo informações do perfil da igreja nas redes sociais.
O local é considerado uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo, sendo patrimônio material do Brasil. O edifício foi construído com pedra calcária em suas partes aparentes e arenito nas áreas rebocadas.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
06.02.2025