Azul reduz 117 mil assentos em voos de alta estação nas capitais do Nordeste; veja por cidade - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Azul reduz 117 mil assentos em voos de alta estação nas capitais do Nordeste; veja por cidade

Azul reduz 117 mil assentos em voos de alta estação nas capitais do Nordeste; veja por cidade

Compartilhar isso

 

Legenda: Azul vai reduzir voos em 7 das 9 capitais do Nordeste
Foto: Renato Bezerra

Escrito por

Igor Piresigor.aer.ita@gmail.com

Um novo capítulo de grandes reduções de voos e de assentos da Azul no Nordeste se dará na alta estação de dezembro de 2025 e janeiro de 2026.  

Um levantamento realizado pela coluna com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no período da próxima alta estação, revela que a Azul deve encolher 9% em voos nas capitais nordestinas.  

As cidades mais impactadas com menos voos são: Recife, Maceió, Teresina, João Pessoa, Fortaleza, Aracaju e São Luís. Salvador terá incremento de 4% em número de voos e Natal deve manter as mesmas operações.  

Haverá ainda a redução média de 5% em número de assentos nas capitais nordestinas.  

São cerca de 117,1 mil assentos a menos, sendo Recife, Maceió, Aracaju, Fortaleza, João Pessoa e Teresina as mais afetadas neste quesito.  Apenas São Luís, Natal e Salvador devem ter mais assentos disponíveis no período.   

A Azul já havia suspendido as operações neste ano da Conecta em cidades do Ceará, Maranhão e Piauí, além do encerramento de rotas em Mossoró (RN), São Raimundo Nonato (PI) e Jericoacoara (CE). 

Em nota, a Azul informou que reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo de ajuste de oferta e demanda.

"Desta forma, a Companhia vem promovendo ajustes em sua malha, desde o início do ano, o que foi comunicado amplamente, otimizando sua operação em todas as regiões, em um processo normal de adequação da malha, inclusive para novos voos que serão implantados na alta temporada".

Segundo a Azul, os ajustes consideram uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, a alta do dólar, até questões de disponibilidade de frota, bem como o seu atual processo de reestruturação.

Número de assentos por aeroporto 

  • São Luís: 5.656 
  • Teresina: −2.300 
  • Natal: 2.148 
  • João Pessoa: −4.004 
  • Recife: −97.646 
  • Maceió: −19.284 
  • Aracaju: −8.260 
  • Salvador: 10.956 
  • Fortaleza: −4.408 
  • Saldo Assentos: −117.142 

As cidades que mais crescerão em número de assentos são Natal, São Luís e Salvador. O incremento em número de assentos mesmo sem o crescimento em voos é possível com o emprego de aeronaves maiores. 

Recife terá voos para 33 destinos em janeiro de 2026, contra 42 em janeiro de 2025. Perderá ligações na alta estação para Fort Lauderdale (EUA), Assunção (Paraguai), Campo Grande, Presidente Prudente, Florianópolis, Mossoró, Navegantes, Palmas, Porto Velho, São Raimundo Nonato. 

Em compensação, os destinos novos serão os voos iniciados no último janeiro da Azul com operação de Euroatlantic e Hi Fly para Porto e Madri. 

Na capital pernambucana, serão 97 mil assentos a menos, comprometendo certamente o crescimento de todo aeroporto dos Guararapes na estação de verão. 

Uma redução dessa magnitude e no seu 3º maior hub (após Campinas e Confins) mostra que a Azul deverá passar por dura reestruturação na recuperação judicial. 

A redução de Recife se dará muito por conta de diminuição de voos em capitais nordestinas como Maceió, Teresina, Fortaleza, Salvador e Aracaju. Essas ligações intra-nordeste serão as mais comprometidas. 

Variação por capital em número de voos da Azul 

  • São Luís: −1% 
  • Salvador: 4% 
  • Natal: 0% 
  • Fortaleza: −12% 
  • Teresina: −15,4% 
  • João Pessoa: −14% 
  • Recife: −19% 
  • Maceió: −19% 
  • Aracaju: −8% 

Voos extras 

Para janeiro de 2026, a Azul anunciou 532 voos extras saindo de Recife. Com a redução de vários destinos tipicamente de alta estação, serão dezenas de voos a menos que em janeiro de 2025.    

Em Maceió, que também terá redução relevante de assentos em comparação dos períodos, terá perda de destinos também. Saem os voos de alta para Araçatuba, Cuiabá, Foz do Iguaçu, Uberaba. Na capital alagoana, serão 19.284 assentos a menos, queda de 16%. 

Ainda, a capital de Alagoas terá a maior redução de voos da região: menos 19%. 

Nos últimos anos, Maceió se destacou com a Azul na captação de voos de alta estação. Agora se destaca como uma das que mais perderá destinos extras de verão e assentos. 

Juntamente com Aracaju, são as cidades mais impactadas percentualmente. 

Operações em Fortaleza 

Em Fortaleza, onde foram anunciados 240 voos extras da Azul em janeiro de 2026, haverá também redução de voos (-12%) e assentos (-4%), frente a janeiro de 2025.  

Fortaleza terá voos diários para Congonhas pela Azul, pela primeira vez na história, mas terá menos voos a Recife, Confins e Campinas. Ainda, não tem mais voos regulares a Juazeiro do Norte desde março. 

Serão 4 mil assentos que em nada ajudam o contexto duríssimo de crescimento do aeroporto de Fortaleza. 

Aliás, a crise da Azul poderá impactar os números da alta estação do Nordeste. 

Cidades com crescimento de assentos 

Já Salvador terá novidades como voos a Goiânia (retirando algumas frequências de Recife), Uberlândia, São José do Rio Preto e Campinas. Serão aproximadamente 6 mil assentos incrementais para a cidade. 

Em São Luís, que terá o maior incremento percentual, os destaques não são de novos destinos, mas de mais assentos para Campinas e Recife. Serão aproximadamente 3 mil assentos a mais na capital maranhense. 

Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

15.08.2025