Jornal britânico dá nota máxima para 'Ainda Estou Aqui' e afirma que Fernanda Torres merece o Oscar 2025 - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Jornal britânico dá nota máxima para 'Ainda Estou Aqui' e afirma que Fernanda Torres merece o Oscar 2025

Jornal britânico dá nota máxima para 'Ainda Estou Aqui' e afirma que Fernanda Torres merece o Oscar 2025

Compartilhar isso

 

Legenda: Fernanda Torres interpretou Eunice Paiva no longa 'Ainda Estou Aqui' e já ganhou o Globo de Ouro 2025
Foto: Alile Dara Onawale/Globo

Crítica do The Guardian também fez questão de destacar cenas “primorosamente realizadas" no longa de Walter Salles


Escrito por
Redaçãoproducaodiario@svm.com.br


O jornal britânico The Guardian não poupou elogios ao filme ‘Ainda Estou Aqui’ e avaliou o drama de Walter Salles com cinco estrelas – nota máxima na escala própria do veículo. Publicado neste domingo (23), o texto da crítica Ideia Wendy também ressalta a atuação de Fernanda Torres como Eunice Paiva, usando “extraordinária” e “fenomenal” para classificar o trabalho da atriz.   

A análise foi intitulada de “A comovente saga real de uma família brasileira dilacerada pelo regime militar”. Nela, a crítica defende as três indicações da produção brasileira ao Oscar, chegando a enfatizar que há chances reais de vitórias na maior premiação mundial do cinema. 

“A percepção de que seu marido se foi para sempre é um processo gradual que se desenrola, em grande parte sem palavras, no rosto de Torres, em uma performance de inteligência extraordinária e complexidade emocional. Ela é merecidamente indicada ao Oscar de melhor atriz. Ainda Estou Aqui também está na disputa por melhor filme e melhor longa-metragem internacional, e após o desastre de Emilia Pérez é o [filme] a ser batido nesta última categoria”
Ideia Wendy
Crítica de cinema do The Guardian


O artigo ressalta, ainda, a “breve, mas devastadora” participação de Fernanda Montenegro no filme, interpretando Eunice na fase idosa. A crítica realçou que a atriz brasileira foi indicada ao Oscar por sua atuação em ‘Central do Brasil’ (1998), também de Walter Salles, na mesma categoria em que a filha concorre neste ano. 

Além disso, Ideia Wendy fez questão de destacar cenas “primorosamente realizadas do filme”. Uma delas foi o momento no qual Eunice Paiva é informada da morte do ex-deputado federal Rubens Paiva, interpretado no longa por Selton Mello

“Ela prometeu levar as crianças para tomar sorvete e é isso que ela faz, envolvendo-as em uma camada protetora de normalidade. Mas ela examina a sala em angústia, cada família rindo compartilhando sundaes, um lembrete sufocante das pequenas alegrias conjugais compartilhadas roubadas dela”, frisou. 

Crítica do The Guardian não poupou elogios ao filme 'Ainda Estou Aqui' e à Fernanda Torres
Legenda: Crítica do The Guardian não poupou elogios ao filme 'Ainda Estou Aqui' e à Fernanda Torres
Foto: Reprodução

SUCESSO INTERNACIONAL

O filme "Ainda Estou Aqui" concorre ao Oscar em três categorias e tem sido amplamente aclamado pela crítica brasileira e internacional. A produção é dirigida por Walter Salles e tem no elenco nomes como Selton Mello, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro

O longa aborda a história da família Paiva a partir da luta de Eunice Paiva pela memória. Dentre algumas premiações ao qual foi indicado, estão: Critics Choice Awards, GOYA, ICS Award, BAFTA, Globo de Ouro e o próprio Oscar, que ocorre no próximo domingo (2).

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

24.02.2025