"Peixe do juízo final" é visto em aparição rara; conheça espécie - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

"Peixe do juízo final" é visto em aparição rara; conheça espécie

"Peixe do juízo final" é visto em aparição rara; conheça espécie

Compartilhar isso

 

Peixe do juízo final é visto em aparição rara na areia de uma praia de México; espécie habita águas profundas do oceano / Crédito: Reprodução/X
Os peixes-remo vivem a cerca de mil metros abaixo da superfície do oceano, onde a luz solar não chega e são associados a desastres naturais; entenda motivo.

Autor Évila Silveira

Um raro peixe-remo, frequentemente associado a mitos que preveem desastres naturais, apareceu em uma praia no México. A criatura das profundezas do mar foi avistada por banhistas em Baja California Sur na semana passada.

Os registros têm repercutido nas redes sociais: um vídeo mostra um homem em shorts de banho se aproximando do peixe prateado com barbatanas laranjas translúcidas em uma tentativa de resgatá-lo.

Sua presença perto da superfície é rara, pois a espécie normalmente habita águas profundas do oceano, o que dificulta seu estudo.

"Peixe do juízo final": conheça espécie

Os peixes-remo, que podem chegar a até 6 metros de comprimento, são criaturas esquivas das profundezas do mar. Normalmente, habitam a zona mesopelágica, cerca de mil metros abaixo da superfície do oceano, onde a luz solar não chega.

A espécie se alimenta principalmente de krill 
, plâncton e outros pequenos crustáceos, segundo a organização de conservação Ocean Conservatory. Pouco se sabe sobre a espécie, pois suas aparições, principalmente com vida, são incomuns.

Veja vídeo de sua recente aparição:


"Peixe do juízo final": por que ele leva esse nome?

A visão de um "peixe do juízo final" em águas rasas serve como um presságio de um desastre natural que remonta ao Japão do século XVII.

Na mitologia japonesa, o peixe-remo é conhecido como Ryugu no tsukai — ou "mensageiro do Deus do Mar" — e há muito tempo é considerado um presságio de eventos catastróficos, como terremotos, tsunamis e furacões.

A crença foi reforçada em 2011: nos meses que antecederam o terremoto no Japão, cerca de 20 peixes-remo foram vistos em praias do país. E sua fama de mau presságio pode ter fundamento, apesar de não haver comprovação científica até então.

Algumas teorias sugerem que o acúmulo de pressão nas rochas pode gerar reações que liberam compostos químicos, como o peróxido de hidrogênio, que podem matar os peixes ou forçá-los a deixar o oceano profundo.

"Peixe do juízo final": outras raras aparições

Recentemente também circulou um vídeo de um peixe-remo identificando o litoral do Espírito Santo como local da aparição do animal. Porém, se tratava de uma ilha chamada Espiritu Santo, também em Baja California Sur, mesma região onde ele foi encontrado nesta última aparição.

Em 2024, houve pelo menos três avistamentos separados de peixes-remo no sul da Califórnia, incluindo um em San Diego em agosto passado, que marcou o primeiro avistamento da região. Em todas as ocasiões eles foram encontrados mortos.

opovo.com.br

Cariri Ativo

20.02.2025